Fortaleza dá início em maio a um novo programa de bikes compartilhadas

Projeto Bicicleta Integrada - que complementa o Bicicletar - terá sua primeira estação no Terminal Parangaba. Diferencial é permitir integração com o transporte público

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Assessoria SCSP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de março de 2016

Mapa com pontos do sistema de bicicletas de Fortal

Mapa com pontos do sistema de bicicletas de Fortaleza

créditos: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação

 

O novo sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, batizado de Bicicleta Integrada, será iniciado em maio próximo e a primeira estação ficará no Terminal da Parangaba, anunciou na manhã desta quinta-feira (24) a Prefeitura da capital cearense.

 

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

 

A previsão é que esta primeira estação, em caráter experimental, conte com 50 bicicletas públicas para empréstimo, além de 15 paraciclos com capacidade para acomodar 30 bicicletas. Como o nome indica, a novidade é que o novo sistema prevê a integração da bicicleta com o transporte público. 

 

Como usar o novo sistema de bikes compartilhadas. Imagem: SCSP/Prefeitura de Fortaleza
 

Para a implantação, operação e manutenção do sistema foi escolhida, por chamamento público, a empresa Serttel, que já coordena a parte técnica deste serviço em outras capitais. O projeto será patrocinado pelo Grupo Marquise, o que tira qualquer ônus financeiro da alçada da administração municipal. O mesmo já ocorre com o outro programa de bikes públicas de Fortaleza, o Bicicletar, que funciona desde dezembro de 2014 em vários bairros da capital. 

 

Expansão do sistema

O terminal da Parangaba, por onde passam 57 linhas de ônibus, é utilizado diariamente mais de 188 mil pessoas. A expansão do sistema de bikes compartilhadas será direcionada a locais assim movimentados, que tenham potencial para oferecer maior integração das bikes com o transporte público - são pontos de ônibus de grande procura e que tenham proximidade com ciclovias e ciclofaixas.

 

Nesse sentido, um estudo prévio da SCSP apontou oito alternativas de pontos que podem receber as próximas estações: os terminais do Papicu, Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana, Conjunto Ceará e Lagoa, além dos terminais abertos da Praça Coração de Jesus e da Praça da Estação, ambos localizados no Centro.


Cadastro

Para utilizar o serviço de bicicletas compartilhadas, que é gratuito, o usuário deverá realizar o cadastro de adesão do Bilhete Único Fortaleza. Não haverá taxa de adesão para a utilização do sistema, informa a Prefeitura.

 

Leia também:

BID visita Fortaleza para conhecer iniciativas de mobilidade urbana

Novos perfis de usuários de bicicleta vão surgindo em Fortaleza 

Paraciclo é inaugurado no centro de Fortaleza 

Em Fortaleza, próximas 25 estações do Bicicletar ficam para março 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário