Mobilidade urbana deve estar no centro das políticas públicas em Blumenau (SC)

A comunidade está sendo ouvida até o dia 17 de abril. Até lá, poderá dar sua opinião e contribuir com a nova licitação do transporte coletivo

Notícias
 

Fonte: Diário Catarinense  |  Autor: Osiris Reis  |  Postado em: 08 de abril de 2016

Maior demanda da comunidade é por transporte sem a

Maior demanda da comunidade é por transporte sem atraso

créditos: Gilmar de Souza / Agencia RBS

 

O professor do curso de Arquitetura da Furb, Christian Krambeck, acredita que para a próxima licitação do transporte coletivo em Blumenau ter sucesso é importante o poder público contratar um estudo técnico desde já para fazer uma radiografia do serviço atual e do que é necessário para atender as demandas da cidade. A comunidade está sendo ouvida até o dia 17 de abril. Até lá, poderá dar sua opinião e contribuir com a nova licitação do transporte coletivo.

 

Krambeck pensa ser fundamental a prefeitura dar um retorno à comunidade sobre como as sugestões estão sendo aproveitadas:

"A comunidade precisa ter um feedback qualificado, com estatística, índices e indicadores dizendo quantas sugestões foram em cada área e qual o percentual acatado", aponta.

 

Além disso, Krambeck diz que a prefeitura precisa assumir o transporte coletivo como prioridade número um de políticas públicas da cidade. Também é necessário que poder público e comunidade deixem de ver o carro como centro da mobilidade urbana. Só a qualidade do serviço e um número crescente de usuários garantirá que o sistema não entre em colapso novamente.

 

"Vinte e cinco anos é muito tempo. Se não acertarmos agora, estaremos reféns nos próximos anos", conclui.

 

Veículos climatizados, que respeitem a lotação máxima e sejam pontuais. Na avaliação da professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Uniasselvi, Juliana Fiamoncini Parzianello Tobias, esses são pontos primordiais para a próxima licitação. O poder público também deverá ter a capacidade de planejar a demanda futura e proporcionar novas linhas que englobem mais áreas da cidade.

 

"As pessoas que hoje não utilizam o transporte público precisam também visualizar vantagens em substituir o seu veículo individual pelo coletivo, possibilitando, assim, o aumento do número de usuários e, por conseguinte, amenizando o trânsito e a poluição da cidade", disse através de e-mail.

 

Leia também:

Centro de Blumenau (SC) se torna mais amigável ao pedestre 

Estado busca recursos do BNDES para implantar BRT em Santa Catarina 

Em Blumenau (SC) tachões piscam quando pedestre está na faixa de segurança 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário