Teresina realiza desafio intermodal nesta terça (19)

Capital do Piauí procura estimular cidadãos a utilizar menos o automóvel nos deslocamentos diários. Competição começa às 17 horas

Notícias
 

Fonte: Capital Teresina  |  Autor: Capital Teresina  |  Postado em: 18 de abril de 2016

Desafio Intermodal avalia mobilidade urbana da cid

Desafio Intermodal avalia mobilidade urbana da cidade

créditos: Reprodução

 

Acontece amanhã (19), às 17h, o I Desafio Intermodal em Teresina. O evento vai reunir cidadãos, professores universitários e gestores públicos numa ação para estimular a sociedade local a discutir a questão da mobilidade urbana. O objetivo final é melhorar o sistema de transportes na cidade. Esta primeira edição do evento sai da praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça da Bandeira) e segue até o Parque Potycabana.

 

O “Desafio Intermodal” é uma avaliação do sistema de transportes de uma cidade feita por meio do deslocamento de pessoas por um percurso definido, em que cada participante escolhe um tipo de modal – pedestre caminhando, pedestre correndo, bicicleta, motocicleta, ônibus, táxi, carro particular, etc. – usado para se deslocar.

 

No ponto final do percurso é registrado o tempo gasto por cada modal, custo gerado e a avaliação do sistema de transportes pelos participantes, além de considerar a poluição emitida para se locomover. A partir desses dados é possível discutir o(s) meio(s) de transporte(s) mais eficiente(s) para certos tipos de percursos e horários na cidade, direcionando a atenção dos investimentos públicos na infraestrutura do sistema de transportes.

 

Este desafio já acontece periodicamente em algumas cidades, como Recife (PE), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP) e São Paulo (SP). Em Teresina, o I Desafio Intermodal é coordenado pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uninovafapi.

 

Para se inscrever, acesse o site do Desafio Intermodal de Teresinadesafiointermodal.webnode.com

 

Leia também:
Quatro cidades brasileiras disputam projeto internacional
Entidades protestam por preservação dE canteiro central em Teresina
Plano diretor prevê cerca de 200km de malha cicloviária em Teresina 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário