''Mobilidade é dar condições favoráveis ao deslocamento, por todas as modalidades''

Entrevista exclusiva da Perkons com Marcelo Araújo, futuro secretário de trânsito de Curitiba

Notícias
 

 |  Autor: Perkons S.A.  |  Postado em: 21 de novembro de 2011

BRT em Curitiba

BRT em Curitiba

créditos: Guto de Leão

Trânsito, gargalos e soluções: palavras que caminham juntas na cabeça e discurso de qualquer especialista em mobilidade urbana. Municipalizar o trânsito e escolher a pessoa certa para administrar essa responsabilidade é vital para uma cidade. Curitiba apostou na municipalização há muitos anos, desde a década de 1970, e não parou mais de investir na ampliação da malha viária, transporte público e outras variáveis que compõem a complexa equação do tráfego.


 
Em breve, a Diretran (Diretoria de Trânsito), responsável pela gestão na cidade, será extinta pela Prefeitura, após decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que a impediu de aplicar multas de trânsito. A criação da Secretaria Municipal de Trânsito já foi anunciada. Mesmo ainda sob processo de aprovação do Legislativo, o prefeito Luciano Ducci anunciou o advogado Marcelo Araújo como signatário da nova pasta.


 
O advogado, presidente da Comissão de Direitos de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná, acabou se inserindo no contexto do trânsito do jeito que a maioria das pessoas prefere simplesmente resolver o incômodo. ''Em 1993, como acadêmico de Direito, levei uma multa de trânsito e, inconformado, passei a pesquisar o assunto'', conta.


 
Para Marcelo, a mobilidade precisa contar com uma visão ampla: ''é muito mais abrangente que fluidez. Significa que as pessoas precisam ter condições favoráveis ao deslocamento, seja pelas calçadas, pelas ruas na condição de motoristas ou utilizando o transporte público, seja ele individual (táxi) ou coletivo. Deve haver inclusão de outros modais (bicicleta), rever o transporte público individual (táxis) e estímulo ao transporte compartilhado'', diz.


 
Confira abaixo a opinião dele sobre alguns assuntos atuais de trânsito.


 
Perkons - Com relação à notificação eletrônica, qual a sua opinião?
Marcelo Araújo - O CTB prevê que a notificação pode ser feito por qualquer meio tecnológico que garanta a ciência da notificação.  Basta que esse reconhecimento seja normatizado para evitar discussões judiciais.


 
PK - Qual a sua perspectiva sobre a recente decisão do STJ sobre ser desnecessária a evidência de conduta lesiva do condutor para que seja caracterizado que ele está alcoolizado?
MA - O crime do Art. 306 é de mera conduta, ou seja, assim como o porte de arma não é necessário outro resultado (danos pessoais, materiais ou morte, tampouco condução irregular) bastando a condução sob efeito do álcool.  A decisão foi correta.
 


PK - Qual a sua opinião sobre a realidade da municipalização do trânsito?
MA - Ainda é muito tímida, portanto os governos estaduais e governo federal precisam se engajar para dar condições de isso acontecer.  O Estado do Paraná, através do CETRAN e do DETRAN estão nessa gestão dando um belo exemplo, iniciado num Seminário que reuniu mais de 300 prefeituras.


 
PK - E sobre as tecnologias, qual o papel delas no contexto de melhorar o trânsito?
MA - Assim como a tecnologia é uma aliada indissociável para a vida diária, deve ser bem aproveitada na busca de soluções para o trânsito.


 
PK - Poder de polícia – qual o papel dos agentes de trânsito?
MA - Os agentes são os grandes colaboradores e os braços da Autoridade. Tem papel educativo e repressor quando há necessidade.  Devem ser valorizados e respeitados e receber boas condições de trabalho.


Sobre a Perkons


A Perkons é uma empresa especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego. A Perkons tem experiência em fiscalização eletrônica de trânsito e foi pioneira neste mercado no país com a invenção da lombada eletrônica em 1992.
Hoje, sua atuação é voltada para o desenvolvimento de produtos e projetos que ofereçam soluções tanto para a segurança quanto para uma gestão completa do trânsito. A experiência acumulada nestes 18 anos permite a empresa oferecer um mix de produtos e serviços que auxiliam os gestores públicos no planejamento urbano e gestão de tráfego. Entre as expertises da empresa está a elaboração de estudos e projetos que auxiliam na tomada de decisões para a conquista de um trânsito mais fluido e seguro.Todo o trabalho desenvolvido pela empresa tem base em uma estrutura tecnológica que permite o acompanhamento do trânsito em tempo real, fiscalização de infrações, contagem de fluxo e identificação da frota por categoria e tamanho. A reunião dessas informações oferece aos gestores um raio x completo do trânsito e do comportamento do motorista.

 

Leia também:

Referência mundial, Curitiba agora tropeça na mobilidade

Vias rápidas estão em extinção em Curitiba

Estudo Mobilize 2011: Rio de Janeiro e Curitiba estão na frente

Transporte coletivo de Curitiba é mais barato que metrô, diz revista


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário