Roma terá 1ª estação de metrô 'arqueológica'

Estrutura é considerada 'descoberta excepcional'; ruínas serão parte do espaço arquitetônico de futura estação da linha C do metrô da capital italiana

Notícias
 

Fonte: Agência Efe  |  Autor: Agência Efe  |  Postado em: 18 de maio de 2016

Arqueólogos estão começando a estudar o local

Arqueólogos estão começando a estudar o local

créditos: Agência Efe

 

Funcionários que executam as obras de uma nova linha de metrô na capital da Itália encontraram as ruínas de uma fortaleza militar da Roma Antiga, construída no século II d.C.

 

O local foi apresentado nesta segunda-feira (16) pelas autoridades. A instalação militar está a 9 metros de profundidade e possui um corredor central do qual saem 39 cômodos, a maioria quartos de soldados, nos quais estão conservados alguns mosaicos do pavimento.

 

A tipologia militar e a localização, no vértice de um triângulo composto por outras estruturas militares, transformam a fortaleza em uma "descoberta excepcional", disse à Agência Efe a diretora das escavações, Rossela Rea.

 

Por enquanto, a região de 1.700 metros quadrados foi isolada. Os arqueólogos estão começando a estudar o local para determinar com mais exatidão de quando é a estrutura e suas características.

 

A descoberta contribuiu para confirmar a teoria que o bairro no qual estão as ruínas estava destinado ao uso militar.

 

A instalação militar está no local onde seria construída uma das estações da futura linha C do metrô de Roma. Agora, as ruínas se transformarão em "parte do espaço arquitetônico", explicou à Efe o superintendente Francesco Posperetti.

 

A construção da terceira linha de metrô de Roma, que planeja cortar o centro da cidade, começou há dez anos. Por enquanto, apenas metade do trecho está pronto. As obras sofreram vários atrasos devido à falta de pagamentos ou à descoberta de ruínas arqueológicas.

 

Leia também:

Milão quer pagar motoristas que trocarem carro por bicicleta 

Metrô vai dar passe livre para travestis e transexuais em Madri 

Poluída, Stuttgart é "a Pequim" da Alemanha 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário