Cafeteria cearense exibe filmes sobre mobilidade urbana

O Urbici Fortaleza ganhou o prêmio nacional de Melhor Empreendimento em Prol da Bicicleta

Notícias
 

Fonte: Tribuna do Ceará  |  Autor: Matheus Ribeiro  |  Postado em: 07 de junho de 2016

Urbici reúne amantes do ciclismo e do café em um ú

Urbici reúne amantes do ciclismo e do café em um único lugar

créditos: Nicolas Leiva

 

O hábito de usar bicicletas como meio de transporte tem ganhado cada vez mais destaque nas grandes cidades. No entanto, a prática não tem só atraído pontos positivos em relação a mobilidade urbana, mas também ao empreendedorismo. Há seis anos, o contador Diego Hermys usa a bicicleta como seu meio de transporte prioritário, e o gosto pela causa virou uma oportunidade de negócio. Há 10 meses, o cearense abriu o primeiro Bici Café de Fortaleza, o Urbici.

 

O nome do estabelecimento nasceu da junção de dois conceitos, urbe (cidade) e bici (bicicleta). Apesar do pouco tempo de funcionamento, o espaço, que funciona como ponto de encontro dos amantes das duas rodas, já ganhou seu primeiro prêmio, o de Melhor Empreendimento em Prol da Bicicleta.

 

“Esse prêmio é patrocinado pela ONG Transporte Ativo do Rio de Janeiro. Na sua terceira edição, nós conseguimos ganhar. Concorreram alguns empreendimentos do Brasil e a gente conseguiu se destacar. Uma das coisas que fizeram com que o Urbici ganhasse o prêmio foi que os jurados consideraram o estabelecimento leve e simples, assim como uma bicicleta”, conta Diego.

 

Fincado sob a sombra de uma mangueira na Avenida Antônio Sales, no Bairro Dionísio Torres, o espaço conta com uma grande mesa coletiva, além de wifi aberto e água potável grátis. Assim como a preocupação com a mobilidade da cidade, o empreendedor também buscou atingir a sustentabilidade. Nenhum produto com embalagem de plástico é vendido ali. Além disso, Diego recicla todas as garrafas de vidro e latas de alumínio.

 

Mobilidade

A ideia de Diego Hermys foi ao encontro do boom envolvendo mobilidade urbana consciente na cidade. Para o empresário, as condições favoráveis foram um grande incentivo. “Nossa cidade é ideal para andar de bicicleta, já que é plana. Além disso tem um clima estável e favorável para a prática. Fortaleza convida todos a pedalar, isso nos coloca em vantagem em relação a outras cidades do mundo que já usam a bicicleta como meio de transporte”.

 

Exibição de filmes

Tendo como marca do lugar a praticidade e mobilidade, o Urbici resolveu investir também no debate social. Periodicamente, o estabelecimento realiza o Urbicine. Evento que apresenta curtas-metragens e realiza debates sobre várias temáticas sociais. No último dia 25 de maio, a loja realizou a segunda edição do projeto.

 

“A primeira edição ocorreu ainda ano passado. Foi exibido um filme no Dragão do Mar em um horário ruim e a gente resolveu exibir novamente em outro horário. Fizemos enquete pra saber o melhor horário e povo lotou. Na segunda edição, a gente exibiu dois curtas e mais de 30 pessoas participaram. É uma iniciativa tem trazido retornos pra nós”.

 

Para visitar:

Urbici Café
Av. Antônio Sales, 1357 – Joaquim Távora
Fone: 98824-5462

 

Leia também:

Ciclovia entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CE) terá 17 km 

VLT no Ceará começa a operar experimentalmente em dezembro 

Obra do VLT no Ceará será retomada integralmente neste mês, diz Seinfra 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário