João Pessoa implanta 6 km de faixa exclusiva para ônibus na zona sul

Objetivo é contribuir com o aumento da fluidez do tráfego na região. Prefeitura promoverá um período de trabalho educativo de um mês

Notícias
 

Fonte: G1 PB  |  Autor: G1 PB  |  Postado em: 23 de junho de 2016

 

Av. Josefa Taveira, em Mangabeira. Foto: Rizemberg Felipe/ Jornal da Paraíba

 

O bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa, passou a contar, nesta terça-feira (21), com seis quilômetros de faixa exclusiva para o transporte coletivo. A faixa, implementada nos dois sentidos, vai da Avenida Josefa Taveira e Rua Creuza Campos de Vasconcelos até a interseção com a Rua Francisco Porfirio Ribeiro. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), responsável pela adaptação, irá iniciar um período de trabalho educativo de 30 dias para adaptação.

 

As vias foram sinalizadas com pintura no asfalto e instalação de placas de regulamentação para circulação exclusiva de ônibus. O objetivo da nova implantação é contribuir com o aumento da fluidez do tráfego na região e diminuir o tempo de viagem no transporte coletivo. Agora são 18 km de faixa exclusiva na cidade de João Pessoa.

 

A Avenida Josefa Taveira é uma via de ligação importante não só para Mangabeira como também para o Valentina. "Tudo que for feito pra facilitar a caminhadas das pessoas e a circulação dos ônibus vai melhorar e muito a economia do bairro, como também de toda a Zona Sul. A implantação foi inclusive uma reivindicação da população", destacou o superintendente de mobilidade urbana, Carlos Batinga.

 

Atualmente, existe faixa exclusiva a partir do novo Parque Solon de Lucena (Lagoa), Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Cândido Pessoa e Avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o Terminal, a faixa segue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira e em toda extensão da Avenida Epitácio Pessoa.

 

Quem pode circular na faixa

É preciso manter a atenção no trânsito com a nova adaptação. Os veículos particulares só podem utilizar as faixas exclusivas para entrar e sair de estacionamentos ou quando forem entrar à direita em alguma rua transversal. Para isso, o condutor pode entrar na faixa exclusiva 50 metros antes do seu destino.

 

Os veículos de resgate, combate a incêndio, ambulâncias, viaturas policiais, de fiscalização e operações de trânsito podem circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviço de urgência ou em atendimento na via, com sinalização sonora e iluminação intermitente.

 

Novos ônibus

A partir desta quarta-feira (22), os usuários dos transportes coletivos da capital receberam vinte novos ônibus. São dez ônibus do consórcio Navegantes e dez do consórcio Unitrans. O acordo de renovação da frota de ônibus das linhas urbanas foi realizado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e os consórcios Navegantes e Unitrans. Além dos novos ônibus, a Semob informou que até o dia 30 deste mês todos os veículos com mais de dez anos de uso serão retirados da frota.

 

De acordo com a PMJP, no dia 5 de julho serão entregues mais vinte novos ônibus e até o fim deste ano mais vinte, totalizando uma renovação da frota de 60 veículos. Todos os ônibus virão equipados com elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais e GPS, permitindo que a população acompanhe o trajeto do ônibus que deseja em tempo real.

 

Leia também:

Alunos vivenciam dura rotina de pessoas com deficiência em João Pessoa 

VLT na Grande João Pessoa (PB) recebe terceira de cinco composições 

BRT de João Pessoa pode sair do papel em março 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário

Mais lidas


  • Nenhuma notícia encontrada.