Uberlândia (MG) receberá projeto-piloto de mobilidade urbana

Uberlândia vai receber um dos dois projetos-pilotos do Programa de Eficiência Energética em Mobilidade Urbana do país

Notícias
 

Fonte: Correio de Uberlândia  |  Autor: Fernando Boente  |  Postado em: 12 de julho de 2016

 

Memorando foi assinado, ontem, no Centro Administrativo Municipal (Foto: Divulgação/PMU)Memorando foi assinado, ontem, no Centro Administrativo Municipal (Foto: Divulgação/PMU)

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, assinou nesta terça-feira (12) um memorando de auxílio mútuo entre o Município, o Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), que permitirá que Uberlândia receba um dos dois projetos-pilotos do Programa de Eficiência Energética em Mobilidade Urbana do País. O documento foi assinado hoje, no Centro Administrativo e, na prática, oficializa o início dos trabalhos, que prevê a elaboração de um diagnóstico para melhorar a gestão sustentável do transporte urbano local.

 

 

De acordo com o assessor municipal de Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Divino Amarildo dos Santos, uma consultoria da agência alemã virá à cidade nos próximos dias para começar um levantamento dos pontos negativos e positivos do transporte público. Eles trabalharão em conjunto com uma equipe da Settran. “Após esta primeira etapa, será formulado o projeto-piloto. Projeto que será aplicado na sequência. Todo o trabalho deve durar cerca de dois anos e meio”, disse.

 

Após a conclusão, o Ministério das Cidades deverá utilizar os resultados para criar cartilhas que possam orientar políticas públicas de mobilidade em outras cidades do Brasil. “Esse projeto surgiu naturalmente entre a relação de cooperação existente estre os governos do Brasil e da Alemanha. A agência alemã custeará totalmente as despesas”, disse Fernando Araldi, analista de infraestrutura da pasta ministerial e coordenador do programa. Até R$ 2,5 milhões de euros serão investidos.

 

Uberlândia foi escolhida, conforme o ministério, devido à arrojada estrutura de transporte público. Sorocaba (SP) também foi escolhida para receber o projeto.

 

Leia também:

Projeto 'Udi Bike' vai instalar estações de bikes em Uberlândia (MG) 

Passarela em Uberlândia (MG) é rejeitada por pedestres 

Moradores de Uberlândia (MG) pedem mais segurança a pedestres 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário