A chama passa, os pedestres tropeçam

Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 206 do Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 31 de julho de 2016


Olimpíada e Paralimpíada põem mobilidade urbana à prova em todo o Brasil. Mas há ganhos, que merecem ser comemorados 





Depois que a Renata Falzoni apareceu na tevê empunhando a tocha olímpica, depois que a seleção feminina de hóquei da Holanda decidiu usar o BRT para ir a Deodoro, e depois que o cicloativista Zé Lobo concluiu que a bicicleta vai ser a melhor forma de transporte durante a Olimpíada, não há como ficar de fora desse chamado "espírito olímpico" que invadiu o país.


Os mais céticos lembrarão que os apartamentos da Cidade Olímpica não ficaram prontos, que a Baía a Guanabara continua suja, que os sistemas de transportes da cidade - metrô, VLT e BRT - ainda estão incompletos. De quebra, há o "acidente" com a Ciclovia Tim Maia, que está em obras de recuperação e deve ser reaberta na próxima semana.


Mas, numa perspectiva otimista, há que se reconhecer que de todas as capitais brasileiras o Rio de Janeiro é a cidade que mais está ganhando com o ciclo iniciado na Copa de 2014. Perdemos por 7 a 1 da Alemanha, mas o Rio está recebendo a Linha 4 do Metrô, mais 150 km de BRTs, cerca de 450 km de ciclovias e a coqueluche do momento, o VLT Porto Maravilha, um bonde moderno que começa a cair no gosto dos cariocas. Tanto que já virou “bonde”.


Apesar dos avanços - que devem ficar visíveis quando as obras finalmente forem entregues - sabe-se lá quando -  moradores e turistas ainda tropeçam feio na má qualidade das calçadas da cidade. Na semana passada, durante evento do aplicativo Biomob, o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes confessou ser quase impossível circular com sua cadeira de rodas pelo Rio de Janeiro por conta dos buracos, degraus e falta de rampas de acessibilidade.


Considerando que Fernandes é um homem muito forte, quase obstinado em vencer desafios, é provável que os para-atletas estrangeiros que vierem ao Rio levem uma imagem não muito positiva da mais famosa cidade brasileira.


A uma semana da abertura dos Jogos, só nos resta torcer para que tudo saia bem, sem traumas, e que o carioca volte a sorrir. Afinal, mais do que nunca, agora o Rio de Janeiro é o Brasil. E somos todos cariocas. 


Leia também:

Menos fumaça, menos ruído 

Todos os assentos são preferenciais 

Cidades x carros 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário