Estacionamentos nos espaços públicos e privados em Cuiabá

"Estacionamentos nos espaços públicos e privados: a contradição da infraestrutura no sistema de mobilidade em Cuiabá" é a pesquisa de graduação do engenheiro civil Douglas Peron Pereira*, realizado na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da UFMT.

Estacionamento e não prioridade aos modos ativos e

Estacionamento e não prioridade aos modos ativos em Cuiabá

créditos: Reprodução

Autor: Douglas Peron Pereira

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Cuiabá

Ano: 2017

 

Nesta pesquisa, o autor buscou analisar em profundidade um dos elementos de infraestrutura do sistema de mobilidade urbana de Cuiabá (MT) - os estacionamentos nos espaços livres públicos e privados do Bairro Centro Norte. A importância da área escolhida é por abrigar o Centro Antigo da capital, para onde confluem diferentes atividades e grande número de pessoas e mercadorias. 

 

Para entender a situação dos estacionamentos, no contexto do progressivo aumento do uso dos automóveis e da falta de investimentos em modais de transporte público coletivo, pedonais e cicloviários, foram analisados outros elementos de infraestrutura: as calçadas (e seu grau de caminhabilidade), a estrutura do transporte público e as ações do poder público relativas à regulamentação dos estacionamentos. 

 

O pressuposto da análise foi evidenciar o grau de estímulo das ações dos governos à utilização do transporte individual, em detrimento do transporte ativo. E a referência principal para esta análise foi centrada no marco regulatório, a Lei Federal de Mobilidade Urbana nº 12.587 e as regulamentações em escala Municipal.

 

*Douglas Peron Pereira é engenheiro civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou de um Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, onde estudou na Universidad Católica de San Antonio de Murcia, em Murcia, na Espanha, durante dois períodos acadêmicos, e teve a oportunidade de desenvolver o aprendizado com a cultura local e poder estar em contato com uma tecnologia relacionada a Engenharia Civil diferente da utilizada no Brasil. 

Arquivos
Download
Estacionamentos e a mobilidade em Cuiabá
"Estacionamentos nos espaços públicos e privados: a contradição da infraestrutura no sistema de mobilidade em Cuiabá" é a pesquisa de graduação do engenheiro civil Douglas Peron Pereira*, realizado pela UFMT

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário