Nesta pesquisa, o autor buscou analisar em profundidade um dos elementos de infraestrutura do sistema de mobilidade urbana de Cuiabá (MT) - os estacionamentos nos espaços livres públicos e privados do Bairro Centro Norte. A importância da área escolhida é por abrigar o Centro Antigo da capital, para onde confluem diferentes atividades e grande número de pessoas e mercadorias.
Para entender a situação dos estacionamentos, no contexto do progressivo aumento do uso dos automóveis e da falta de investimentos em modais de transporte público coletivo, pedonais e cicloviários, foram analisados outros elementos de infraestrutura: as calçadas (e seu grau de caminhabilidade), a estrutura do transporte público e as ações do poder público relativas à regulamentação dos estacionamentos.
O pressuposto da análise foi evidenciar o grau de estímulo das ações dos governos à utilização do transporte individual, em detrimento do transporte ativo. E a referência principal para esta análise foi centrada no marco regulatório, a Lei Federal de Mobilidade Urbana nº 12.587 e as regulamentações em escala Municipal.
*Douglas Peron Pereira é engenheiro civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou de um Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, onde estudou na Universidad Católica de San Antonio de Murcia, em Murcia, na Espanha, durante dois períodos acadêmicos, e teve a oportunidade de desenvolver o aprendizado com a cultura local e poder estar em contato com uma tecnologia relacionada a Engenharia Civil diferente da utilizada no Brasil.