Plataforma convida população de BH a traçar uma linha de metrô

Com a ferramenta +MetroBH, cada cidadão torna-se um planejador. Basta incluir o percurso de seu dia-a-dia e este servirá como proposta para a expansão do metrô mineiro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de setembro de 2016

Com uma só linha, metrô de BH está saturado

Com uma só linha, metrô de BH está saturado

créditos: Flávio Tavares/ Hoje em Dia

 

Três décadas passadas do início das obras do metrô de BH, a capital mineira conta tão-somente com uma linha construída - muitíssimo pouco para um sistema de transporte de massa, que deveria atender aos mais de 5 milhões de moradores da região metropolitana.

 

Essa situação levou os pesquisadores Matheus Oliveira, doutorando em Sistemas de Transporte pelo Programa MITPortugal, e seu colega, o sociólogo Bruno Vasconcelos, a criarem a plataforma colaborativa +Metro

 

Trata-se de uma ferramenta de apoio às decisões sobre o transporte público, que foi desenvolvida pelos dois pesquisadores durante uma visita de estudos ao Massachussets Institute of Technology (MIT). 

 

No ar desde a última quinta-feira (22), o +MetroBH se propõe a ser um canal direto entre a população de BH e as áreas de planejamento e decisão do município, explica Matheus.

 

Como funciona

Por meio da ferramenta, o cidadão pode traçar seu trajeto diário, e incluir nele os pontos de interesse que irão gerar um percurso para uma linha de metrô. 

 

Ao desenhar as estações no mapa e pontuar referências desse trajeto, a pessoa estará compartilhando via plataforma a sua proposta para a tão necessária expansão do metrô de BH. Essa rota será então avaliada e comentada por outros usuários.

 

Ao indicar um trajeto, o usuário também passa a compor uma base de dados que fomentará tanto a pesquisa acadêmica como o diálogo com entidades públicas de planejamento e governo.

 

Para participar, entre no site do +Metro, ou acesse o Facebook  

 

Leia também:

'RMBH do futuro' tem 5 linhas de metrô, trens e anéis viários

Apenas 27% da população de BH mora perto do metrô ou do Move 

Metrô de BH faz aniversário sem perspectivas de ampliação 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Wilson Batista dos Santos Júnior - 22 de Janeiro de 2024 às 03:41 Positivo 0 Negativo 0

Consigo transformar a linha 1 em metrô de verdade, a fim de atender aos eixos de demanda necessária e de influência de arredores das estações em áreas densas que realmente necessitariam dessa linha que corre em meio ao nada do que a cidade precisa.

Clique aqui e deixe seu comentário