Prefeitura de SP quer que cobrador de ônibus vire motorista

Prefeito João Doria diz que gestão está solicitando às empresas para que capacitem os cobradores para a nova função, e que mudança será gradativa, sem demissões em massa

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Tatiana Santiago  |  Postado em: 06 de fevereiro de 2017

Prefeito viaja de ônibus do Terminal Capelinha ao

Prefeito viaja de ônibus do Terminal Capelinha ao Bandeira

créditos: Fábio Arantes/Secom-SP

 

O prefeito João Doria (PSDB) pretende acabar com a função dos cobradores nos ônibus municipais de São Paulo. Inicialmente, o projeto será implantado no Rapidão, nome do programa dado pela gestão tucana aos já conhecidos BRTs (Bus Rapid Transit). 

 

Na manhã desta segunda-feira (6), Doria andou em uma linha de ônibus que saiu do Terminal Capelinha, na zona sul, e foi até o Terminal Bandeira, no centro de São Paulo. 

 

Os BRTs serão ônibus biarticulados que circulam nos corredores exclusivos, com ar condicionado e wi-fi gratuito. O passageiro passará o Bilhete Único nas estações de embarque localizadas nos terminais e, por isso, não haverá necessidade de um cobrador dentro do coletivo.

 

"Gradualmente, com o tempo, é possível que isso venha a ocorrer [extinção do cobrador], mas sem desemprego. Nós estamos solicitando que as empresas capacitem os cobradores para serem motoristas", disse o prefeito.

 

Outras gestões municipais anteriores já tentaram acabar com a função de cobrador, mas desistiram após pressão da categoria ou foram impedidas por decisões judiciais.

 

Apesar da mudança, que atinge cerca de 20 mil cobradores, o prefeito garante que não haverá demissão em massa. "Não haverá desemprego. Não faremos isso de maneira repentina, faremos isso gradualmente sem nenhum prejuízo aos cobradores", afirmou Doria.

 

O secretário do Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que estuda desestimular o pagamento em dinheiro no sistema e não descarta a possibilidade de um reajuste na tarifa para o passageiro que paga sua viagem com cédulas ao invés de utilizar o cartão do Bilhete Único. No entanto, ele diz que não há nada de concreto sobre a tarifa diferenciada.

 

"Só 6% dos usuários pagam em dinheiro. De fato, é um número muito baixo e hoje a capilarização do Bilhete Único é muito grande, as pessoas podem comprar e carregar em muitos postos. Nós vamos ampliar essa rede de distribuição do Bilhete Único para diminuir a cobrança em dinheiro porque por várias razões não é conveniente", declarou Avelleda.

 

Rapidão

De acordo com o prefeito, o Rapidão será implantado ainda no primeiro semestre deste ano. A linha 6450, do trajeto feito por Doria nesta segunda, deve ser a primeira a recebê-lo.

 

Viagem

O prefeito chegou ao Terminal Capelinha, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 5h30.

Acompanhado por Avelleda e pelo secretário de Comunicação, Fábio Santos, além de assessores e da imprensa, o prefeito pegou a fila antes de embarcar no coletivo. O ônibus partiu às 6h05 rumo ao terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. A viagem durou uma hora e 17 minutos e Doria conversou com todos os passageiros, ouvindo críticas do sistema de transporte público.

 

Além do tempo de intervalo grande entre as partidas dos ônibus, os passageiros também reclamaram do tratamento dos motoristas, mau estado de conservação dos coletivos e limpeza do ar condicionado.

 

"As saídas dos ônibus normalmente são de 15 em 15 minutos, hoje foi de um em um minuto porque ele [prefeito] está aqui", afirmou a cozinheira Maria do Carmo de Jesus, que usa a linha de ônibus diariamente. O prefeito disse que anotou as reclamações para providenciar melhorias no sistema.

 

Leia também:

Moradores de São Paulo dão nota 3,3 para o transporte 

Após recurso, Justiça autoriza aumento da velocidade em SP

Prefeitura de SP lança mutirão de calçadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário