App transforma infratores em cidadãos comprometidos com a mobilidade

Aplicativo lançado em março pela Prefeitura de Porto Alegre surpreendeu motorista que estacionou seu carro em local proibido e fez dele um 'agente de trânsito'

Notícias
 

Fonte: Localizei  |  Autor: Localizei  |  Postado em: 28 de junho de 2017

Vídeos enviados pelos usuários são conferidos pela

Vídeos enviados pelos usuários são conferidos pela EPTC

créditos: Helena Rocha/PMPA

Bastou uma carta educativa com um delicado “puxão de orelha” para mudar o comportamento do instrutor e técnico hidráulico Davi Cápua. O carro dele estava estacionado em local proibido em Porto Alegre quando foi flagrado por um usuário do Capester, aplicativo de educação no trânsito pelo qual podem ser gravados e enviados vídeos de infrações.

Davi conta que percebeu o quanto o carro dele estacionado naquele local, a rua Dom Vital, no bairro Gloria, quase numa esquina de grande movimento, atrapalhou o trânsito e dificultou a conversão de carros para acessar uma das principais avenidas da cidade. 

Ele ressalta que são iniciativas como esta que realmente têm o poder de conscientizar os cidadãos. “Eu achei que era uma multa. Quando li a carta e vi que não era, fiquei muito surpreso. Porto Alegre precisa de iniciativas como esta. São ações assim que mudam, sensibilizam, impactam as pessoas. Só vamos conseguir mudar e melhorar a cidade se todos nós fizermos a nossa parte”, afirma.

O aplicativo Capester foi lançado em março passado pela Prefeitura de Porto Alegre. A proposta é que todo o cidadão possa vir a ser um “agente de trânsito” na capital. Com a ferramenta, é possível registrar infrações em vídeos e enviar para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O projeto piloto foi desenvolvido em parceria com a empresa israelense Capester.

Carta educativa
Ao ser surpreendido pela carta educativa enviada pela EPTC, Davi decidiu que não apenas vai cuidar para não cometer nenhuma infração como também está ajudando a fiscalizar motoristas infratores. Ele baixou o aplicativo e passou a enviar os vídeos. “Descobri que o poder está nas nossas mãos. Nós, os cidadãos, podemos mudar nossos comportamentos e influenciar os outros para que mudem também. Se todos se respeitarem e respeitarem as leis, a cidade vai ficar bem melhor”, conclui.

O motorista “ex-infrator”, como Davi mesmo se define, gostou tanto da iniciativa que agora quer divulgar o aplicativo. Ele vai fazer cópia da carta que recebeu para colocar no mural do restaurante onde estava no momento em que o carro foi flagrado, pois muita gente costuma estacionar no local para ir almoçar neste estabelecimento.

Para o vice-presidente da Capester, Ariel Galinsky, este é um exemplo de como transformar as cidades que hoje enfrentam problemas de mobilidade em lugares melhor para viver. “É justamente essa mudança que queremos provocar. Precisamos engajar as pessoas para que eles façam de Porto Alegre um exemplo para o mundo de uma cidade que se reinventou, que reorganizou seu trânsito e suas práticas no trânsito a partir da fiscalização dos cidadãos. Uma cidade em que todos se respeitam, porque o respeito é a base da existência do Capester”, destaca.

O Capester está disponível nas plataformas Android e IOS, e pode ser baixado da loja de aplicativos de qualquer celular ou no site: https://capester.com.br.

 


Leia também:
Moovit lança serviço de caronas em São Paulo
Fortaleza ganha centro de pesquisa em mobilidade elétrica
Em Porto Alegre, ciclistas saem às ruas com Respeitômetros
11 aplicativos de carona solidária para você gastar menos (e aliviar o trânsito)

ANPTrilhos lança aplicativo para orientar turistas sobre transportes públicos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Luciana de Sá fontoura - 22 de Setembro de 2022 às 04:11 Positivo 0 Negativo 0

Preciso de carona até o hospital vila nova, levar e buscar. Minha mãe internada e eu com problemas de saúde. Peço por favor que entrem em contato pelo WhatsApp somente 51 984 86 77 96 se possível é para hoje as 9:15 da manhã obrigado

Luciana de Sá fontoura - 22 de Setembro de 2022 às 04:08 Positivo 0 Negativo 0

Minha mãe está internada com um AVC no vika nova. É do outro lado sa cidade. Estou com problemas de saúde Quanto vocês cobram por favor para levar e buscar todos os dias por UBS 8 dias? Peço por favor, entrar em contato pelo WhatsApp 51 984 86 77 9

Clique aqui e deixe seu comentário