Bike Poa troca sistema e se renova a partir desta quarta-feira (15)

Prefeitura de Porto Alegre informa que transição do sistema - com novas bicicletas e estações - deve ir até o final de 2017. Hoje, só restam 130 das 400 bikes originais

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Fonte: Gaúcha ZH  |  Autor: Bruna Vargas  |  Postado em: 14 de novembro de 2017

Com novos veículos, Bike Poa muda de sistema opera

Com novos veículos, Bike Poa muda de sistema operacional

créditos: Thalles Campos/PMPA

Com menos de um terço das bicicletas disponíveis atualmente, o BikePoa promete iniciar na quarta-feira (15) a transição do sistema, com novas bicicletas e estações mais modernas. 

As mudanças chegam meses depois de os usuários começarem a perceber a escassez de bikes nas estações de Porto Alegre, mas não significam a resolução imediata do problema: a implantação total do novo BikePoa só deve ser concluída no fim de 2017. 

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), atualmente apenas 130 das 400 bicicletas originais estão distribuídas entre as 41 estações de Porto Alegre. Após o anúncio da transição do sistema, bicicletas que apresentaram problemas não foram mais repostas. A justificativa é que os dois sistemas, o atual e o novo, são incompatíveis. 

A drástica redução no número de bikes disponíveis causou estranhamento entre os usuários. Acostumado a utilizar o sistema semanalmente para realizar um trajeto entre o trabalho, na região central, e sua casa, na zona sul, o advogado Tiago Aquines tem passado por experiências inglórias com o serviço nos últimos meses. 

"Na semana passada, fui às estações da Justiça Federal, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, do Centro Administrativo e do Praia de Belas. Só encontrei uma bicicleta, no Centro Administrativo, e estava estragada: tentei quatro vezes e não consegui liberar. Está cada vez mais difícil de conseguir bicicletas. Falta manutenção, falta qualidade", relatou. 

Como não haverá comunicação entre os sistemas antigo e novo, as bicicletas e estações atuais serão retiradas quando começar a instalação das novas, no feriado. A EPTC garante, no entanto, que o serviço não será paralisado para a operação.

O novo modelo de bicicletas de aluguel foi apresentado à imprensa em junho, em São Paulo — à época, sem data para implantação. Em agosto, ele foi apresentado em Porto Alegre, já com a previsão de início marcada para novembro. 

Cartão de crédito e passes
Diferentemente do que ocorre hoje, o pagamento pelo aluguel das bicicletas no novo sistema poderá ser feito de diferentes formas. Além da possibilidade de realizar o procedimento pelo aplicativo, como já funciona atualmente, um totem nas estações permitirá que qualquer pessoa retire uma bicicleta pagando com cartão de crédito. Além disso, passes semestrais e anuais serão vendidos mediante um cadastro em pontos físicos instalados pela cidade e aceitarão pagamento em dinheiro. 

Quem costuma utilizar as bicicletas cor de laranja para se deslocar pela cidade também deve sentir nas pernas a diferença com a mudança das bikes. O novo modelo, fabricado pela canadense PBSC, que alimenta os sistemas de cidades como Melbourne, Londres e Toronto, promete ser mais confortável e eficiente que o atual, marcado por problemas.

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