Prefeitura do Recife convoca população para debater mobilidade urbana

Audiência pública amanhã (28) vai tratar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da capital pernambucana. Projeto deve ir à Câmara em maio

Notícias
 

Fonte: Folha PE  |  Autor: Diogo Cavalcante  |  Postado em: 27 de março de 2018

Trânsito na avenida Antônio de Góes: a mobilidade

Trânsito na avenida Antônio de Góes: a mobilidade em questão

créditos: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Os moradores estão convidados para participar nesta quarta-feira (28) de audiência pública para debater as políticas setoriais para o Plano de Mobilidade Urbana do Recife. O encontro está marcado para as 14h na sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, Bairro do Recife. 

 

Os parâmetros e pontos discutidos pela equipe que está elaborando o projeto serão apresentados para esta discussão, a ser realizada no auditório do 15º andar do prédio. Qualquer pessoa pode chegar para contribuir com suas ideias, que também podem ser encaminhadas para o site planodemobilidade.recife.pe.gov.br

 

Por políticas setoriais se compreende as diretrizes para segurança viária, pedestres, ciclistas, transporte público, transporte de cargas, polos geradores de viagens e/ou tráfego e os estacionamentos. “Temos que estabelecer um plano que seja capaz de atender às necessidades e aos interesses de todos os segmentos da cidade. Não podemos buscar respostas isoladas”, disse o secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, reafirmando a importância da participação popular nas discussões. 

 

Um entendimento a ser levado para o debate é a necessidade em desestimular o uso do carro de forma individual, incentivando soluções alternativas. “Para isso, o plano tem que ter uma visão ampla e integrada a todas as possibilidades e alternativas para que pessoas, bens e serviços possam se deslocar”, pontuou Antônio. 

 

Os critérios a serem abordados na reunião são fruto de diversos estudos técnicos, de acordo com o secretário de Planejamento da Mobilidade, Sideney Schreiner, do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS). “Fizemos um grande diagnóstico da mobilidade na cidade. As ações efetivas se baseiam na lei. E o que não tiver na legislação faremos regras municipais”, comentou Sideney. 

 

Plano de Mobilidade

Os resultados dessa segunda audiência pública serão avaliados pela equipe técnica do ICPS, responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade. Depois o material será encaminhado, em forma de projeto de lei, para o Conselho da Cidade realizar ajustes e validá-lo. Por fim, seguirá para aprovação na Câmara dos Vereadores. A expectativa é de que a chegada do projeto à Câmara seja em maio.

 

Leia também:
Recife Antigo recebe bicicletário do Bike sem Barreiras
Recife terá novo modelo de rua
Recife e Brasília, as capitais onde mais tempo se leva na ida ao trabalho
Recife inicia nova ação para reforma de calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário