Ciclistas de São Gonçalo pedem plano cicloviário

Prefeitura da cidade fluminense adia, ano após ano, a implantação de infraestrutura para bicicletas

Notícias
 

Fonte: O São Gonçalo  |  Autor: Marcela Freitas/O São Gonçalo  |  Postado em: 02 de maio de 2018

Ciclista trafega em São Gonçalo

Ciclista trafega em São Gonçalo

créditos: O São Gonçalo

 

"Não há como se pensar em melhorias na mobilidade urbana sem planejar caminhos cicloviários para uma cidade", afirma o coordenador da União Gonçalense de Ciclistas (UGC), Charles Gomes, de 44 anos, que há muitos anos dialoga com a gestão municipal para que a bicicleta deixe de ser pensada somente como um meio de lazer e seja pensada como transporte público, suficiente para mitigar os problemas com mobilidade e sustentabilidade de uma cidade.

 

Segundo Charles, a implantação de ciclovias deve estar inscrita no Plano de Mobilidade Urbana, que obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes (São Gonçalo tem mais de 1 milhão). “Nós defendemos um plano de mobilidade urbana. Através desse plano, teremos estudos e planejamento para oferecer uma estrutura cicloviária dentro do espaço de nossa cidade. A atual gestão tem que entender que bicicleta não é só um meio de lazer, mas de transporte”, contou. 

 

De acordo com Charles, a atual gestão não dialoga com os principais interessados e possui um discurso pronto para construção de ciclovias, mas que é difícil de sair do papel. “Em outubro, tivemos uma audiência pública sobre a infraestrutura cicloviária na cidade e, infelizmente, não contamos com a participação de ninguém do Executivo. A atual gestão tem discurso pronto de estudos de BRS, ciclovia de Neves a Guaxindiba, mas tudo isso é sem a nossa participação. Teríamos muito a contribuir”, afirmou. 

 

Segundo estudos da UGC, a cada hora, cerca de 40 pessoas (30 homens e 10 mulheres) trafegam pela rua Presidente Kennedy, no Centro de São Gonçalo, de bicicleta. “O governo fala que o ciclista tem como espaço, a rua Jaime Figueiredo. Mas essa área foi criada sem o menor planejamento e enxerga a bicicleta como meio de lazer e não de transporte. Queremos uma cidade com mobilidade urbana e acessibilidade”, afirmou.

 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gonçalo informou que conseguiu firmar convênio com o Ministério das Cidades para realização de estudos para o projeto de BRS e ciclovia, ligando os bairros Neves a Guaxindiba. O município está aguardando a liberação do recurso para início do projeto.

 

Leia também:
Carros usam ciclovia como estacionamento em São Gonçalo no RJ
Tragédia da Ciclovia Tim Maia, no RJ, completa dois anos sem solução
Niterói, com o pior trânsito, planeja a mobilidade
Falta de conexão entre ciclovias do Rio expõe usuários a risco


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário