Carro para percorrer um quilômetro?

Palestra na Virada Sustentável termina com um debate cordial sobre mobilidade. Mas, descobrimos que ainda há quem use o carro para andar 1 km

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de agosto de 2018

Palestra da Virada Sustentável

Debate: Ricky, Marcos, Rodrigo, Maurício e Julia

créditos: Reprodução

Ontem (23) foi um dia muito especial para o Mobilize e seu fundador, Ricky Ribeiro. Dez anos após seu diagnóstico de esclerose laterial amiotrófica, Ricky deu sua primeira palestra, durante a Virada Sustentável, evento que acontece até domingo (26), em São Paulo.

Foi um grande desafio: redigir o texto, preparar a apresentação, ir até o local do evento e colocar a voz eletrônica para rodar em sintonia com a sequência de slides. E deu tudo certo!

Seguiu-se um debate "quente" com a jornalista Julia Bandeira, o empresário Maurício Soares e o triatleta Rodrigo Lobo, que falaram sobre suas visões e experiências nos deslocamentos diários, a pé, de transporte público, de bicicleta ou de carro. O encontro reuniu um público diferente, "fora da bolha", com pessoas que tentavam entender como é possível viver sem o automóvel. Houve até quem admitisse que tem dificuldades em deixar seu carro, mesmo que seja para percorrer apenas um quilômetro. O que confirma os dados da pesquisa do metrô, segundo a qual 40% das saídas de carro em São Paulo percorrem menos de 1,5 km.

Polêmicas à parte, público e debatedores concordaram sobre a incoerência do poder público, em seus vários níveis de governo, que continua a estimular o uso irracional do automóvel, enquanto despreza os pedestres, ciclistas e os sistemas de transportes públicos de massa. Basta ver o caso de Brasília-DF, onde dois ciclistas foram atropelados por ônibus em apenas dois dias, como relatou Uirá Lourenço, do blog Brasília para Pessoas. E reiteramos: todos os dias recebemos informações sobre mortes de pedestres, ciclistas e sobretudo motociclistas na barbárie do trânsito brasileiro.

Por que os governantes não cumprem a lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana?
Uma rápida olhadela nos programas dos candidatos à Presidência da República permite ver que o transporte coletivo tem pouca ou nenhuma relevância em suas propostas. E apenas dois dos programas citam o conceito de transporte não motorizado... Por que isso? Uma boa questão para ser discutida no evento "Congresso de Mobilidade Urbana: os 5 anos da PNMU", organizado pela OAB/SP e que acontece no dia 30 de agosto, na capital paulista. Estaremos lá e lançaremos a pergunta aos especialistas, autoridades e advogados.

A propósito, ainda dentro da Virada Sustentável, amanhã (sábado), faremos um mutirão de avaliação de calçadas na região da avenida Paulista. Se não chover, vamos nos encontrar às 10h30 no parque Mário Covas e de lá sairemos para inspecionar as condições de caminhabilidade na área. Se chover, sairemos de capa e guarda-chuva :-)  

Por fim, lembramos que a próxima sexta-feira (31) é dia de bicicletada massa crítica. A ideia é simplesmente ocupar as ruas com dezenas, centenas, ou milhares de ciclistas. Mas em algumas localidades o passeio também vai ser um protesto contra a descontinuidade de projetos cicloviários, tal como os de São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As concentrações começam por volta de 19 horas e não têm hora para terminar. Vá com sua bike, de patinete, de skate, patins ou mesmo a pé. Mobilize-se! 


Leia também:

Carro em SP: 60% das viagens estão entre 2 km e 5 km
Holanda vai pagar para quem trocar carro por bicicleta
"Por que tão longe?". Mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário