Motoristas serão orientados a permitir cães-guia em ônibus de Curitiba

Encontro na Urbs define ações que facilitam aplicação da lei que garante acesso ao deficiente visual com cão-guia no transporte público, terminais e estações-tubo

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Curitiba/ SMCS  |  Autor: Prefeitura de Curitiba  |  Postado em: 28 de agosto de 2018

Representantes de deficientes visuais em reunião n

Representantes de deficientes visuais em reunião na Urbs

créditos: Divulgação/SMCS

Representantes da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) e da Urbanização de Curitiba (Urbs) se reuniram na última sexta-feira (24) para discutir a aplicação da lei que permite a circulação da pessoa com deficiência visual e seu cão-guia no transporte público, nos terminais e nas estações-tubo.

Durante o encontro, realizado na Urbs (Urbanização de Curitiba), foram definidas as seguintes ações: reunião com as empresas de transporte para reforçar a importância da reciclagem dos motoristas com relação aos cães-guia; capacitação de representantes das empresas sobre o assunto; fiscalização sistemática do cumprimento da lei; e uma reunião com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), responsável pelo aplicativo da central 156, para solicitar a acessibilidade da ferramenta para pessoas com deficiência visual.

De acordo com Denise Moraes, coordenadora da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a reunião foi uma solicitação dos usuários de cão-guia feita durante o I Encontro de Pessoas com Deficiência Visual, no dia 8 de agosto.

“Cada pequeno avanço para a questão da acessibilidade das pessoas com deficiência é relevante, porque faz diferença no dia a dia deles, contribui para a realização de políticas públicas e, principalmente, para uma cidade mais inclusiva”, afirma Denise.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, já solicitou uma reunião com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e representantes das empresas operadoras das linhas urbanas de Curitiba para discutir a melhoria no atendimento aos cegos e seus cães-guia. “A Urbs fará o esforço necessário para sensibilizar os operadores do transporte em relação às dificuldades que os cegos têm para se locomoverem de ônibus”, disse.

Em Curitiba, seis cegos têm cão-guia. O estudante Davyd Vinícius Gonçalves Ribeiro é um deles. Ele e a cão-guia Amora participaram da reunião. “Vamos realizar uma palestra para representantes das empresas do transporte público e expor nossas dificuldades para que possam multiplicar as informações e melhorar o atendimento”, comentou Ribeiro.

Lei de 2005

A Lei Federal 11.126, de 27 de junho de 2005, assegura à pessoa com deficiência visual o direito de ingressar e de permanecer com cão-guia em estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo e meios de transporte, com exceção da área de isolamento hospitalar e de manejo de alimentos.

Leia também:
Em Porto Alegre, paradas de ônibus terão informações em braile
Recife Antigo recebe bicicletário do Bike sem Barreiras
Contran regulamenta padrões para semáforos sonoros
Como cuidar das nossas cidades sem deixar ninguém para trás?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário