Prefeitura de Porto Alegre adia os prazos de editais de obras

Problemas não podem colocar em risco o Mundial, disse Odone

Notícias
 

 |  Autor: Jornal do Comércio  |  Postado em: 09 de dezembro de 2011

Problemas não podem colocar em risco o Mundial

Problemas não podem colocar em risco o Mundial

créditos: ANA PAULA APRATO/JC

Quatro obras para a Copa do Mundo de 2014 em licitação tiveram adiada a entrega de propostas para mais 42 dias. A prefeitura garante que a medida não adiará a conclusão de projetos que abrangem a Terceira Perimetral, o viaduto na Rodoviária, a região do Estádio Beira-Rio e a duplicação da rua Voluntários da Pátria. O relatório final de comissão da Assembleia Legislativa, aprovado nesta quinta-feira, alertou para o cumprimento dos cronogramas das obras de mobilidade e de aumento da capacidade e das condições de operação do Salgado Filho e da reforma do estádio.


O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, disse que a mudança ocorreu para adequação dos editais e retirada de projetos de rede elétrica e de iluminação pública. "Os editais haviam suscitado dúvidas e achamos melhor suprimir dos projetos para licitar separado já que é a parte final", esclareceu Schmitt. "Por prudência e adequação decidimos republicar. O cronograma de conclusão pode se alterar em alguns dias", projetou o secretário. Com a proximidade do Mundial, a preocupação com os prazos aumenta. Mas Schimitt disse que a mudança não deve gerar nervosismo sobre o calendário. "As obras ficarão prontas no prazo acertado."


Foram atingidas pelo adiamento da entrega de propostas a passagem da rua Anita Garibaldi sob a avenida Carlos Gomes, a primeira etapa da duplicação da avenida Voluntários da Pátria (entre as ruas Conceição e Ramiro Barcelos), o trecho 3 do corredor das avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva, e o viaduto da avenida Júlio de Castilhos, no complexo da Rodoviária. Nesta sexta-feira, a Comissão Especial de Licitação das obras da Copa recebe documentos e proposta para a troca de pavimentação nas avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves, onde será implantado os Bus Rapid Transit (BRTs). Na terça-feira passada, foram entregues propostas das obras dos trechos 3 e 4 da duplicação da avenida Tronco. Entre este mês e janeiro de 2012, a prefeitura abre licitação para mais duas passagens da Terceira Perimetral e dois BRTs.

O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento dos Investimentos para a Copa, deputado estadual Paulo Odone, ressaltou que o município, empresas e órgãos públicos terão de estar atentos aos prazos. Para Odone, a execução da ampliação da pista do Salgado Filho, que ainda não teve licitação aberta, é crucial e está no caderno de compromissos da cidade. O anúncio da chegada da minuta do contrato para a reforma do Beira-Rio foi considerado indicação de que o assunto deve se resolver. O deputado recomendou que a AL mantenha uma comissão permanente para acompanhar as obras. "Daqui para frente é preciso muita integração entre os setores público, privado e a sociedade para evitar atrasos." Ele lembrou que problemas não podem colocar em risco o Mundial, a exemplo do que ocorreu com a Copa das Confederações.


Segundo Odone, a Assembleia precisa manter-se atenta e aliada à sociedade gaúcha "para que os investimentos, principalmente públicos, sejam aplicados no rigor da lei, com total transparência e de forma eficiente e eficaz". Conforme Odone, um estudo da empresa de consultoria Ketchum indica que apenas em infraestrutura - área que vai do sistema de transporte urbano à construção de estádios, passando por hotéis, hospitais e aeroportos, os dois grandes eventos esportivos, Copa do Mundo e Olimpíadas, devem envolver investimentos de mais de R$ 120 bilhões no País.

 

 

 

 

 

 

 


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário