Paris terá transporte público gratuito para menores de 11 anos

Prefeitura da capital francesa anuncia para setembro gratuidade no ônibus e metrô a crianças nessa faixa e jovens com deficiência, além de outros benefícios a estudantes

Notícias
 

Fonte: Le Parisien / CityLab  |  Autor: ArchDaily (tradução)  |  Postado em: 04 de fevereiro de 2019

Paris concede gratuidade no transporte a menores d

Paris concede gratuidade no transporte a menores de 11 anos

créditos: Joséphine Brueder/ Prefeitura de Paris

 

Paris ampliará a gratuidade no transporte público, a partir de setembro de 2019, a todas as crianças menores de 11 anos. De acordo com o jornal Le Parisien, as novas concessões incluirão o transporte gratuito em toda a região da Grande Paris nas viagens de metrô e ônibus aos pequenos nessa faixa etária, e também a pessoas com deficiência, menores de 20 anos. Além disso, estudantes do ensino médio entre 14 e 18 anos receberão desconto de 50%, além de uma conta gratuita no sistema Vélib de compartilhamento de bicicletas.

 

A iniciativa deve custar € 15 milhões por ano, apenas uma fração do orçamento anual de € 10,1 bilhões para o sistema de transporte público da região, e faz parte de uma estratégia mais ampla para tornar os transportes públicos mais acessíveis para os parisienses. No primeiro semestre de 2018, a cidade também havia introduzido passes anuais gratuitos para cidadãos de baixa e média renda com deficiências e pessoas com mais de 65 anos.

 

Gratuidade gradual

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, comentou sobre a possibilidade de um sistema de transporte público totalmente gratuito em março de 2018, em um momento de agitação por causa de mudanças controversas no sistema Vélib. Após nove meses de avaliações, o gabinete da prefeita publicou um relatório que concluía que a cidade não poderia acomodar a demanda extra do sistema, que aumentaria de 36% de todos os deslocamentos na capital para 48%.

 

O anúncio de Paris vem na sequência da notícia de que Luxemburgo se tornará o primeiro país do mundo com transporte público gratuito. Prevista para entrar em vigor na metade de 2019, a iniciativa anulará todas as tarifas em trens, bondes e ônibus - um esforço para aliviar os longos períodos de deslocamento e a pegada de carbono do país.

 

Ao passo que os benefícios ambientais do transporte público gratuito são muitas vezes apontados como o principal incentivo para esse tipo de estratégia, o especialista Wojciech Keblowshi, da Universidade Livre de Bruxelas, destaca também os benefícios sociais.

 

Em entrevista para o The Irish Times, Keblowshi explica: “O uso entre grupos vulneráveis - desempregados, idosos e jovens de classe média que não têm renda - aumentou dramaticamente quando as tarifas foram abolidas. A cidade se torna muito mais disponível para eles. Eles podem procurar emprego e aproveitar as atividades e instituições culturais. Esse argumento está especialmente presente no contexto francês."

 

Leia também:
Luxemburgo, o primeiro país do mundo com todo o transporte gratuito
Alemanha propõe transporte gratuito para combater poluição}
Prefeita de Paris quer transporte público gratuito para combater poluição
Transporte grátis para todos: por que deveríamos importar essa ideia
A tarifa zero avança na Europa. E o Brasil?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário