Crianças avaliarão caminhabilidade em SP

Após palestra com Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil, alunos do ensino básico ficaram com a tarefa de participar da Campanha Calçadas do Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de março de 2019


Alunos da quarta série da Escola Viva, em São Paulo, irão participar das avaliações de caminhabilidade da Campanha Calçadas do Brasil. São meninos e meninas com idades entre 9 e 10 anos e que assistiram a uma palestra sobre mobilidade urbana sustentável realizada por Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa, respectivamente diretor e editor do Mobilize Brasil.

 

Organizado pelo professor Fernando Cardoso, que é o Coordenador Pedagógico da escola, o encontro foi realizado ontem (27) e reuniu cerca de 60 crianças e seus educadores na biblioteca da escola. O convite para a palestra surgiu a partir de um dos eixos temáticos - Mobilidade Urbana -  desenvolvido em 2019 pelos quartos anos da Escola Viva. O professor Fernando explicou que os alunos estão pesquisando questões como o direito de ir e vir, as formas como as pessoas se deslocam nas cidades, de modo compartilhado ou solitário e, sobretudo, a maneira como cada criança se entende como cidadão de uma grande cidade. Durante a pesquisa descobriram o Mobilize Brasil e daí surgiu a ideia da palestra.

 

Ricky expôs brevemente os principais desafios para a mudança necessária nos modos de transporte urbano e a necessidade de reduzir o uso do automóvel nas cidades, com ênfase para as formas ativas de mobilidade (caminhar e pedalar), além dos transportes coletivos - de elevadores públicos a grandes redes de metrô e trens. 

 

Na sequência contou sua história de vida, as viagens, estudos, sonhos e projetos realizados, até começar a sofrer as sequelas na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) , por volta de 2008. Explicou como aprendeu a viver sem os movimentos, sem a voz, e como enfrentou todos os desafios para continuar ativo, trabalhando, coordenando as atividades do Mobilize, convivendo com amigos e torcendo para o alvinegro paulista, seu time do coração. 

 

As crianças ficaram muito curiosas em ver como Ricky usa o computador - com o movimento dos olhos - e mais surpresas em saber como se comunica com sua noiva, por meio de uma tabela de letras e números. 

 

Na sequência, o jornalista Marcos de Sousa conduziu um breve debate sobre os modos de transporte, um pouco da história da mobilidade urbana e sobre a necessidade de se conquistar cidades inclusivas, democráticas e acessíveis para todos, incluindo as pessoas com deficiência. Ao final, após a apresentação da Campanha Calçadas do Brasil 2019, o professor Fernando sugeriu que as crianças tenham acesso ao formulário de avaliação da Campanha e que façam um exercício de aferição da caminhabilidade nas ruas próximas à escola.

 

O encontro terminou com uma cativante homenagem das crianças a Ricky Ribeiro e a certeza de que uma nova geração de ativistas está se formando. Vamos com ela.


Leia também:
Como seu filho vai para a escola?
Para crianças: 15 vídeos de bikes, trens e ônibus
Crianças do 5º ano estudam mobilidade urbana em SP
Raul Taburin, o melhor mecânico de bicicletas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário