Rio se compromete a ter apenas ônibus zero emissões a partir de 2025

Prefeito também garantiu que importante área da cidade será transformada em zona de zero emissões até 2030, como parte do compromisso internacional assumido

Notícias
 

Fonte: Destak  |  Autor: Destak  |  Postado em: 10 de julho de 2019

Rio é a 28ª cidade-membro a assinar a declaração d

Rio é a 28ª cidade-membro a assinar a declaração da C40

créditos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) assumiu compromisso de implementar uma série de medidas para transformar o Rio de Janeiro em uma cidade mais verde, mais saudável e mais próspera.

 

Ao assinar a Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis da C40, a cidade se compromete a adquirir apenas ônibus de zero emissões nos contratos e concessões assinados a partir de 1º de janeiro de 2025; e a garantir que uma importante área da cidade seja transformada em uma zona de zero emissões até 2030. 

 

Essas políticas foram criadas com o propósito de combater a poluição atmosférica, melhorar a qualidade de vida para todos os cidadãos e ter ações direcionadas ao combate de mudanças climáticas.

 

Poluição do ar

O transporte no Rio de Janeiro representa 33% de todas as emissões de gases do efeito estufa e libera mais de 75% de poluentes atmosféricos altamente perigosos que causam doenças respiratórias e cardíacas, mortes precoces e internamentos em hospitais. Se todas as cidades-membro da C40 Cities atingirem os compromissos da Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis da C40 e incentivarem os seus cidadãos a utilizarem métodos mais limpos de transporte, isso preveniria mais de 45 mil mortes precoces por ano.

 

A cidade do Rio de Janeiro se juntou a Londres (Inglaterra), Paris (França), Los Angeles (EUA), Copenhagen (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Roma (Itália), Quito (Equador), Vancouver (Canadá), Cidade do México (México), Milão (Itália), Seattle (EUA), Auckland (Nova Zelândia) e Cidade do Cabo (África do Sul) e se tornou a 28ª cidade a assinar essa declaração.

 

"Por sermos uma das cidades mais movimentadas e populosas do mundo, estamos adotando medidas vitais para melhorar a qualidade do sistema de transporte da cidade do Rio de Janeiro de modo a reduzir a poluição atmosférica, fazer com que as ruas sejam mais seguras e oferecer transporte público eficiente e de alta qualidade para nossos cidadãos", disse Crivella.

 

O prefeito assinou um decreto para substituir toda a frota de ônibus do sistema de transporte municipal por veículos de zero emissões (os veículos com emissões no tubo de escape serão substituídos, principalmente, por veículos movidos por células de combustível a hidrogênio e veículos com propulsão à bateria elétrica).

 

Relatório

A cidade redigirá um relatório inicial sobre a atual situação do sistema de transporte municipal. Nesse relatório, tanto a frota municipal dos ônibus de transporte público quanto os demais veículos do transporte público municipal, como vans e carros, serão considerados. Esse documento oferecerá um panorama com embasamento técnico para que a cidade possa criar estratégias para substituir os veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos de zero emissões. 

 

Da mesma forma, os dados do relatório permitirão que se determine qual é a infraestrutura necessária para realizar essa mudança sem que o desempenho do sistema de transporte público municipal seja prejudicado.

 

A cada dois anos, as cidades reportarão à C40 os progressos alcançados no tocante à implementação das metas contidas na declaração supracitada.

 

Leia também:
Capital da Escócia bane carros da região central
Amsterdã proibirá veículos a gasolina e diesel a partir de 2030
Ato antipoluição em Campinas (SP) entrega proposta para os ônibus
As cidades mais congestionadas (e poluídas) do mundo
Exposição à poluição é desigual na cidade de São Paulo

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário