Rua histórica de São Luís (MA) é revitalizada para pedestres

Em fase final de obras, Rua Grande (centro) ganha piso acessível, mobiliário e nova iluminação com fiação enterrada. Projeto teve orientação do Patrimônio Histórico

Notícias
Fotos
 

Fonte: Agência São Luís  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de agosto de 2019

Rua Grande (São Luís): novos mobiliário, iluminaçã

Rua Grande (São Luís): novos mobiliário, iluminação e piso

créditos: A. Baeta/ Divulgação

A etapa de instalação de peças de mobiliário urbano -  bancos e lixeiras - e postes de iluminação com fiação subterrânea já foi finalizada na Rua Grande, no centro histórico de São Luís. São os últimos serviços antes da entrega da obra à população. 

 

O projeto de requalificação da mais importante rua comercial do Centro de São Luís foi executado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

 

Os serviços estruturais de reforma da Rua Grande também já foram finalizados com a pavimentação da décima e última quadra. Muito em breve a população irá desfrutar de um novo espaço com toda infraestrutura necessária para comerciantes e ludovicenses, e turistas que circulam pelo local todos os dias.  

 

Destaque para o mobiliário urbano, composto por bancos instalados em todas as quadras, confeccionados em madeira tratada e elementos em aço corten, mais resistente à corrosão que o aço comum. Também compõem o mobiliário lixeiras, também dispostas por toda a área reformada.

 

Novo mobiliário complementa a intervenção urbana: frades de concreto, bancos de madeira...




...e novas lixeiras Fotos: A.Baeta /Agência São Luis de Notícias

 

 "A Rua Grande faz parte não só da história de São Luís, como também tem grande relevância para a economia local", declarou o prefeito Edivaldo Holanda Junior. O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, acrescenta que os serviços darão ao Centro de São Luís "maior acessibilidade, favorecendo tanto os consumidores quanto quem visita ou trabalha no local".

 

Obra
A requalificação da Rua Grande é uma das obras do PAC Cidades Históricas, em São Luís, e recebeu investimentos da ordem de R$ 36 milhões. Trata-se de um dos espaços mais emblemáticos da cidade, por sua importância para histórica e para o comércio.

 

As quatro primeiras quadras da via foram entregues em dezembro do ano passado, com as obras do Complexo Deodoro. A reforma das demais quadras da via seguiram o modelo do primeiro trecho. A Rua Grande recebeu, entre outros serviços, novo piso de blocos intertravados, sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea e novo posteamento de iluminação pública. 

 

Além de revitalizar a área, o projeto propôs um conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas executadas para promover a acessibilidade, seguindo os princípios da acessibilidade universal ao desenho urbano. Dessa forma, com a execução do projeto, foram retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições.

 

Veja mais fotos na galeria do Mobilize.

 

Leia também: 
No Maranhão, campanha combate o pau de arara no transporte escolar
Em São Luís, o caminhar não é prioridade
Ciclista é excluído em obra de requalificação no centro do Recife
Porto Alegre: 1,8 mil calçadas têm problemas no Centro
Calçadão da orla de Olinda (PE) passa por revitalização
Projeto prevê construção de um calçadão no centro de Natal (RN)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário