Chamamento público: rotas acessíveis para crianças em Aracaju

IAB convida arquitetos de todo o país a participar de seleção para consultoria em projetos de mobilidade urbana na capital sergipana com foco na primeira infância

Notícias
 

Fonte: IAB Urban 95  |  Autor: Mobilize Brasil/ IAB  |  Postado em: 20 de julho de 2020

Soluções urbanas inovadoras para a primeira infânc

Soluções urbanas inovadoras para a primeira infância

créditos: Divulgação

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) convida profissionais de arquitetura e urbanismo do país a participarem do chamamento público que selecionará consultoria técnica especializada para analisar e aprimorar estratégias de desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana na capital sergipana. 

 

O objetivo é fomentar rotas acessíveis para a primeira infância, garantir o suporte à permanência em praças e parques, e o uso do seu mobiliário urbano, bem como promover atividades voltadas a crianças de 0 a 6 anos.

 

Especificamente, os profissionais vão atuar em projetos de corredores de transporte coletivo e modos ativos de transporte, na sua relação com os espaços públicos ao longo desses trajetos na cidade de Aracaju. 

 

O valor destinado à contratação é de R$ 94.000,00. Podem participar da seleção empresas ou equipes de trabalho multidisciplinares, representadas por profissional de arquitetura e urbanismo de qualquer lugar do Brasil, contanto que algum dos integrantes resida e atue em Aracaju. 

 

Primeira infância

O trabalho faz parte do “BRA-2020-2022 IDB Technical Assistance for Urban 95”, projeto colaborativo realizado por meio de parceria técnica entre o IAB e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), da Holanda. 

 

Como dito, esse projeto tem por objetivo desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público na capital sergipana, com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos, por meio da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano pela cidade.

 

Como parte de sua política institucional, o IAB informa ainda que encoraja fortemente a inscrição de mulheres arquitetas; arquitetas e arquitetos urbanistas que se autodeclaram pretas, pardas e/ou indígenas; e arquitetas e arquitetos urbanistas que se encontrem em processos de vulnerabilização social.

 

Para acessar o edital completo, clique aqui. 

 

Chamamento público IAB

Elaboração de ferramentas para implantação de soluções de primeira infância para a cidade de Aracaju

Prazo de inscrição: de 20 de julho a 2 de agosto de 2020

Informações: urban95@iab.org.br

Site: https://www.iabsergipe.org/urban95

 

Leia também:
Aracaju ainda está longe de ser uma cidade caminhável e acessível
Campanha quer melhorar acesso às calçadas de Aracaju
O acesso de mulheres e crianças à cidade
"Por que tão longe?". Mobilidade de crianças e estrutura urbana no DF
"Há crianças de 10 anos que não sabem andar de bicicleta ou atar cordão do sapato
Como ensinar as crianças a se locomoverem de forma autônoma


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário