Metrô de Salvador será gratuito de abril a outubro

Essa etapa de uso experimental representa um avanço, mas ainda há dúvidas sobre a gestão do modal

Notícias
 

 |  Autor: Bahia Notícias  |  Postado em: 09 de janeiro de 2012

Metrô de Salvador
créditos: Divulgação

Os testes da linha 1 do metrô de Salvador (acesso Norte-Lapa) acabarão em três meses, de acordo com a expectativa do chefe da Casa Civil municipal, João Leão. O secretário, em entrevista, revelou que depois, de abril a outubro, o transporte fará uma nova etapa de estudos com a circulação gratuita de passageiros.

Apesar dos avanços, há dúvidas sobre a gestão do modal. Leão defende que, caso o governo do estado assuma a administração, como quer o governador Jaques Wagner, também controle os trens do subúrbio. Nesse caso, a prefeitura seria responsável pelas vias alimentadoras, definidas no projeto de mobilidade urbana como linhas de BRT (corredores exclusivos de ônibus).

 

“Outra coisa que temos que discutir é como será a conclusão da obra. Já temos programados R$ 546 milhões para o trecho acesso Norte-Estação Pirajá e temos mais R$ 50,5 milhões para o trecho Estação Pirajá-Cajazeiras. Quem coordenará essas obras? O estado vai construir o trecho da Paralela e o Município o de Cajazeiras? Quando o Estado assumirá o metrô?”, indagou.

 

Segundo Leão, nada ainda foi especificado no contrato feito entre município e estado. “Quem concluirá esse trabalho? Prefeitura ou Estado? Tudo ainda está muito subjetivo no contrato que estamos discutindo com o Estado. Precisamos agora fazer o que fizemos no início do acordo e reunir os secretários do Estado, do Município, o prefeito e o governador. Espero que esse acordo seja promissor tanto para a prefeitura, quanto para o governo e, principalmente, para a população”, estimou.

 

Ainda não há previsão para ocorrer o encontro, já que tanto o prefeito João Henrique quanto o governador Wagner estão em viagem.

 

Leia também:

 

Salvador, BA: passeio ciclístico "Pedalivre: Bancários de Bike"

Salvador: Metrô estará em atividade no segundo semestre de 2012

Estrangeiros querem explorar metrô de Salvador


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

kleber silva - 25 de Maio de 2012 às 20:45 Positivo 0 Negativo 0

O 1º de Abril passou despercebido...

Clique aqui e deixe seu comentário