CREA defende maior discussão do VLT com setor técnico

Confira alguns temas debatidos no IX Seminário Nacional Metroferroviário

Notícias
 

Fonte: Expresso MT  |  Autor: Rafaela Maximiniano  |  Postado em: 13 de março de 2012

Projeto do VLT de Cuiabá

Projeto do VLT de Cuiabá

créditos: Divulgação

O que é e como funciona o modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT); saber se ele é o mais adequado para Cuiabá a partir do diagnóstico feito pelo Governo do Estado; verificar a obrigatoriedade da projeção de sua tarifa determinada no Plano Nacional de Mobilidade Urbana, bem como a desoneração de impostos da tarifa, também prevista pelo Plano. Esses foram alguns dos questionamentos trazidos pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Silveira Samaniego, após participar do IX Seminário Nacional Metroferroviário, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 06 e 07 de março.

 

"Seria de muita valia trazer a Mato Grosso pessoas e empresas que dominam a técnica e que pudessem falar sobre os modais da forma com que foi exposto no seminário", sugeriu Samaniego.

 

Segundo ele, a nona edição do evento traçou primeiramente um diagnóstico dos sistemas metroviários utilizados no país e detectou que o atual volume de recursos investidos tem sido insuficientes para a modernização dos modais. "Num segundo momento foi apresentado aos participantes a viabilidade do VLT em comparação com o metrô. Onde o primeiro pode ser viável a partir do transporte de 15 mil a 25 mil passageiros ao dia e por sentido. Já o metrô é viável a partir do transporte de 100 mil pessoas ao dia e por sentido", explica.

 

Após traçar esse panorama foram apresentadas as tecnologias existentes e os níveis de automação a que podem chegar os transportes. "Nesse aspecto houve uma pane ocorrida no sistema de metrô na Franaça, poucos dias antes do evento e, o fato serviu de exemplo para sabermos até onde devemos automatizar nosso sistema de transporte. A falta de energia elétrica em metrôs franceses deixou milhares de passageiros presos em túneis de difícil acesso. Muitos morreram de frio, o resgate demorou a chegar e não havia nenhum funcionário da empresa de transporte para evitar o pânico entre os passageiros", conta Juares.

 

Sobre Mato Grosso, as empresas presentes disseram conhecer o projeto para o VLT em Cuiabá, mas afirmaram não se interessar em participar pois não existe um estudo de integração do sistema VLT a ser implantado com os demais sistemas de transporte público da capital e de Várzea Grande, o que pode gerar um descontentamento sobre a obra realizada.

 

Também participou do seminário nacional, que reuniu representantes do setor metroviário público e privado do país e representante de empresas nacionais e internacionais do setor, o coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos.

 

Leia também:

 

Republicado edital do VLT em Cuiabá para atender recomendações do TCU 

O VLT estrutura a cidade 

Se houver mais atrasos, Cuiabá pode ficar sem VLT durante a Copa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário