BRT da Bento Gonçalves deve começar a operar em dezembro de 2013

Mais um trecho da obra teve início nesta terça-feira (20) na Capital do Rio Grande do Sul

Notícias
 

Fonte: Correio do Povo  |  Autor: Marcos Koboldt  |  Postado em: 21 de março de 2012

Projeto deve levar 21 meses para ser finalizado

Projeto deve levar 21 meses para ser finalizado

créditos: Bruno Alencastro

Depois do BRT (Bus Rapid Transit) da Protásio Alves, a prefeitura deu a largada para as obras na avenida Bento Gonçalves nesta terça-feira. A primeira etapa da obra compreende a substituição da superfície de asfalto por uma camada de 25cm de concreto entre a Princesa Isabel e a Antonio de Carvalho, num total de 5,9 quilômetros com 12 estações. O prazo de conclusão está previsto para agosto de 2013 e o custo total do projeto é de R$ 24,2 milhões.

 

Conforme o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a capacidade de circulação dos corredores e das estações de embarque e desembarque serão projetadas conforme a demanda atual. “Hoje, a cidade transporta 1,2 milhão de pessoas por dia entre segunda e sexta-feira. Nossa meta com os BRTs é aumentar esse número, oferecendo opção qualificada para o motorista deixar seu automóvel em casa melhorando o fluxo de trânsito na Capital”, salientou.

 

O BRT demandará a transformação dos pontos de ônibus em estações fechadas e climatizadas, que poderão ter 12 ou sete metros de comprimento e serão construídas em aço e vidro. Os veículos percorrerão corredores exclusivos em direção ao Centro de Porto Alegre e haverá conexões entre os portais. A ideia é reduzir o volume de ônibus que se deslocam por dia ao Centro, já que hoje são 33 mil viagens em média, de acordo com a EPTC.

 

O projeto prevê a utilização de ônibus de piso baixo com grande capacidade, com saída dos portais a cada três minutos. O pagamento será realizado antes do ingresso no veículo e os passageiros poderão transitar livremente entre as linhas de ônibus que circularem no BRT. A EPTC irá monitorar o fluxo dos carros em tempo real.

 

Leia também:

 

BRT de Porto Alegre 

Cicloativistas enfrentam disputa com Prefeitura de Porto Alegre 

Obras do BRT de Porto Alegre começam segunda-feira (12) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário