São Paulo terá fórum suprapartidário por uma cidade saudável e sustentável

Os vereadores paulistanos aprovaram no dia 3/4 o Projeto de Resolução 24/2011

Notícias
 

Fonte: Rede Nossa São Paulo  |  Autor: Airton Goes  |  Postado em: 17 de abril de 2012

Trânsito em São Paulo

Trânsito em São Paulo

créditos: Divulgação

Os vereadores paulistanos aprovaram no dia 3/4 o Projeto de Resolução 24/2011, que cria o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável. De autoria do vereador Carlos Neder (PT), a proposta visa permitir que organizações da sociedade civil e parlamentares de diversos partidos possam debater e elaborar propostas para o futuro Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade.

 

O fórum se reunirá na Câmara Municipal e, nas discussões sobre o PDE, deverá priorizar a sustentabilidade sócioambiental, a participação cidadã e o controle social na formulação e execução das políticas públicas.

 

De acordo com o projeto aprovado, cidade saudável e sustentável é aquela que associa formas de crescimento menos agressoras ao meio ambiente, com redução do uso de energia, melhoria do transporte público e outras medidas que visem à melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

 

“Este projeto é inovador, na medida em que cria um fórum da sociedade civil na Câmara Municipal que não se confunde com as comissões permanentes e temporárias da Casa nem com as frentes parlamentares”, comemorou o vereador Carlos Neder, logo após a aprovação de sua proposta. “As próprias organizações da sociedade civil é que farão as regras de funcionamento do fórum”, acrescentou.

 

Para o parlamentar, o novo espaço de debate entre sociedade civil e Legislativo “passa a ser um aliado do movimento promovido pela Rede Nossa São Paulo de divulgação do Programa Cidades Sustentáveis”.

 

Maurício Broinizi, coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, saúda a iniciativa de Carlos Neder e a aprovação da proposta pela Câmara Municipal. "É fundamental que o Legislativo paulistano, junto com a sociedade civil, construa novos paradigmas de desenvolvimento para a cidade", destaca Broinizi.

 

A Rede, em parceria com o Instituto Ethos e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, tem apresentado em diversas cidades do país o Programa Cidades Sustentáveis, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

 

Mais de 200 pré-candidatos a prefeito já assinaram a carta-compromisso com o programa. Na capital paulista, já subscreveram o documento, comprometendo-se a implantar as propostas caso sejam eleitos, os pré-candidatos Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Netinho de Paula (PCdoB) e Soninha Francine (PPS).

 

Leia também:

 

Jurandir Fernandes: "O metrô de São Paulo não está em colapso" 

Transporte em São Paulo: usuários crescem mais de 1 Campinas 

Metrô suspenso muda paisagem na Zona Leste de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário