Jovens resolvem pintar faixa de pedestres por conta própria

Cansados de esperar pela prefeitura, jovens demarcam faixas para pedestres e instalam placas de sinalização no Recife

Notícias
 

Fonte: Jornal do Commercio  |  Autor: Carlos Eduardo Santos  |  Postado em: 20 de abril de 2012

Jovens resolvem pintar faixa de pedestres

créditos: Jornal do Commercio

Eles cansaram de esperar pelo poder público. Pegaram tinta, pincel e foram pintar as ruas com as cores da cidadania. Indignados com a demora da Prefeitura do Recife em demarcar faixas de pedestres em ruas recém recapeadas, moradores estão fazendo o papel que era para ser uma atribuição da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

 

A primeira faixa a aparecer da noite para o dia - no início do mês - foi pintada na Estrada do Encanamento, em frente ao Clube Alemão, no bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife. Inspirados na ideia, dois jovens ciclistas decidiram pintar outra faixa na mesma via, só que em frente ao Hospital Santa Luzia, em Casa Forte, na mesma região.

 

Essa ação, realizada na madrugada da última quarta-feira, no entanto, foi filmada e colocada na internet como uma forma de protesto contra a inércia do poder público. Em apenas um dia, o vídeo - intitulado de Faixa cidadã no Recife: por um trânsito mais humano - já foi acessado por centenas de pessoas no YouTube.

 

A reportagem do JC localizou os dois jovens, que preferiram o anonimato. Em entrevista por meio de chat, Pirata e Anônimo, em referência às máscaras utilizadas por eles no vídeo, afirmaram que várias vias da cidade foram recapeadas e há meses estão sem faixas e contaram como surgiu a ideia de partir para a ação.

 

"Isso (falta de faixa) gera uma insegurança muito grande ao pedestre, ao ciclista e, porque não, ao motorista. Estávamos externando essa opinião e depois de ver alguém que fez antes, resolvemos ir além, fazendo uma e divulgando a ação. Há dois motivos aí: incentivar outras pessoas a também participarem mais ativamente da cidade e também dar um puxão de orelha na prefeitura", destacou Pirata.

 

Mas o ativismo não para por aí. Um grupo instalou placas de sinalização em postes da Avenida Rosa e Silva, nas Graças, e na Rua do Príncipe, Boa Vista, com os desenhos de uma bicicleta e um carro e a mensagem: "Divida a rua."

 

Em nota, a CTTU informou que a Estrada do Encanamento passará por mudanças na circulação de veículos, com a criação de um binário com a Estrada do Arraial. "Por causa desse projeto, que está em fase de conclusão, ainda não foram iniciados os trabalhos de manutenção da sinalização. A expectativa é que o projeto seja posto em prática em maio, junto com a pintura das faixas de pedestres dentro das normas técnicas exigidas", diz a nota.

 

Leia também:

 

Recife se preocupa com as grandes obras e esquece as pequenas intervenções que facilitariam o trânsito 

Em Pernambuco, começam obras do corredor Norte-Sul 

No Recife, Terminal Integrado do Aeroporto é inaugurado e entrará em operação neste sábado 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário