Campanha da Prefeitura de São Paulo apresenta nova sinalização de travessia

Assinada pela nova/sb, a campanha orienta pedestres e motoristas para a indicação nos semáforos com maior tempo de travessia

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Fonte: Revista Fator  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 23 de abril de 2012

Divulgação da campanha

Divulgação da campanha

créditos: Divulgação

 

A partir do dia 22 de abril (domingo), pedestres e motoristas da capital paulista conhecem a nova fase da campanha de Proteção ao Pedestre da Prefeitura de São Paulo. Assinada pela nova/sb, agência comandada por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, a campanha é composta por filmes (TV aberta e fechada), mídia impressa, spot em rádio, internet, mídia indoor, digital out of home, além de ações de marketing nas ruas.

 

Com 60’ e versão reduzida de 30’, o novo filme, intitulado “Monitores”, mostra a mudança no tempo de travessia e na sinalização dos semáforos. O nosso já conhecido Homem-Faixa apresenta diretamente do Centro de Controle de Tráfico da CET como funcionará o uso dos semáforos: “Gente, pouco a pouco os semáforos da cidade vão mudar para dar mais conforto e segurança para você atravessar as ruas. Hoje eles funcionam assim: no verde você começa a travessar, depois de um tempo o vermelho começa a piscar mostrando que vai fechar, aí você corre (cena mostra pedestres correndo). Agora é assim, os que têm esta marca aqui (ele mostra o adesivo verde de travessia, colocado em um farol) já funcionam diferente. Após 5 segundos o verde apaga e começa a piscar a luz vermelha. Mas pode ficar tranquilo, você pode continuar atravessando, você ainda tem bastante tempo (vemos os pedestres cruzando a rua com calma). Agora, se o vermelho estiver piscando, nem pense em atravessar”, explica o personagem. “Vamos acabar com os atropelamentos em São Paulo”, finaliza o Homem-Faixa.

 

“Esta fase da campanha é focada no pedestre, na travessia e indicação gestual nas ruas que não têm faixa”, resume Thiago Furtado, diretor de atendimento da nova/sb. “Alguns semáforos do centro da cidade já receberam o adesivo verde e aos poucos todos terão a indicação. O objetivo é que os pedestres tenham mais tempo para atravessar as ruas e se sintam tranquilos para fazê-lo”, complementa.

 

Programa de Proteção ao Pedestre-Lançado em maio de 2011, o programa de Proteção ao Pedestre tem como objetivo combater um dos maiores problemas enfrentado no trânsito de São Paulo: as mortes por atropelamento. Na cidade, morrem em média 650 pessoas por ano atropeladas. Por meio de um estudo que a nova/sb solicitou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi constatado que uma das causas destes números está no fato de motoristas e pedestres ignorarem as 90 mil faixas de pedestres espalhadas pela cidade.

 

Após o programa da Prefeitura de São Paulo, que incluiu ações como a implementação e revitalização de 16 mil faixas de travessia, instalação de mais de 560 semáforos de pedestres e câmeras da CET para autuar infratores, além da campanha publicitária criada pela nova/sb, as mudanças no trânsito foram notáveis. Segundo estudo realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do lançamento da campanha do pedestre, até janeiro deste ano, as mortes tiveram queda de 37% na comparação com o mesmo período anterior. Os primeiros balanços divulgados apontaram queda de 71% (até junho), 67% (até julho) e 42% (até outubro). A meta é reduzir as mortes em 50% até o fim deste ano.

 

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