Primeira estação do BRT de Belém começa a ser construída

Segundo o governo da capital paraense, a instalação da estação de embarque/desembarque deve ser concluída em até 20 dias

Notícias
 

Fonte: G1 PA  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 06 de julho de 2012

Trabalhadores na instalação da estação do BRT

Trabalhadores nas obras da estação do BRT

créditos: Divulgação

 

A Prefeitura de Belém, no Pará, começou a instalar ontem (5) a primeira das 23 estações de embarque e desembarque de passageiros do projeto BRT de corredores de ônibus da cidade. Quando concluído, o sistema deverá atender a toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). 


Segundo Leonardo Lopes, coordenador de Engenharia da Unidade de Gerenciamento de Projetos Estratégicos da prefeitura, as estações, localizadas na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Perebebuí, são compostas por duas estruturas metálicas em formato de tubo, revestidas por vidro e com ambiente refrigerado. Cada estrutura da primeira estação mede 17,18 m de comprimento e 2,5 m de diâmetro, e tem capacidade para abrigar até 75 passageiros.

 

O primeiro passo para a instalação da primeira estação é a fixação das estruturas metálicas, que em seguida receberão revestimentos de vidro, sinalização e sistema de refrigeração.

 

O engenheiro Leonardo explica que, as estações têm escada e rampa para acesso de passageiros e catracas, mas não há assentos, já que o tempo de permanência em cada estação será mínimo. Estações semelhantes estão sendo fabricadas para a cidade de Curitiba (PR), onde está implantado o modelo pioneiro de BRT do Brasil.

 

A universitária Silvana Loureiro, moradora de Icoaraci, passava próximo a obra do BRT na Almirante Barroso e comentou sobre o projeto de trânsito. "Espero que todos os transtornos valham a pena no futuro. Que esse ônibus seja rápido mesmo, já que na estação não vai ter lugar pra gente sentar", avaliou Silvana.

 

O projeto prevê três estações. Uma no bairro de São Brás, outra no Entroncamento e a terceira em Icoaraci, distrito de Belém.  Ao todo serão 20 quilômetros de pistas monitoradas por um Centro de Controle Automatizado.

 

Leia também:

Em Belém, Obras do BRT chegam ao principal corredor de trânsito da cidade 

Obras do BRT de Belém são liberadas pela justiça 

Governo e prefeitura de Belém finalizam ajustes para implantação do BRT 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário