O bicicletaço acontece neste sábado (18) e é em prol da mobilidade urbana e contra o aumento na tarifa dos ônibus. Este é o quinto protesto realizado em Ilhéus-BA. Quem convoca a manifestação é o Fórum Popular em Defesa do Transporte Público de Qualidade, organização formada por estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, e que pretende envolver toda a população interessada em discutir, questionar e reivindicar contra o aumento da tarifa de ônibus urbana.
No último dia 3 de agosto, outra manifestação entregou uma Petição Pública contra o aumento indevido no preço da passagem na cidade de Ilhéus. Agora, o objetivo do ato público, segundo os organizadores, é prosseguir divulgando e recolhendo assinaturas da população para esta reivindicação.
A concentração dos ciclistas será na Praça da Urbis, a partir das 14 horas, de onde sairá a "passeata ciclística" em direção à Praça Castro Alves (Pracinha da Irene), na av. Soares Lopes.
Segundo William Martin, um dos organizadores, todos os candidatos à prefeitura de Ilhéus foram convidados ao ato público. Eles receberão dos manifestantes um Termo de Compromisso propondo a construção e a execução de um Plano de Mobilidade Urbana. Neste plano, o direito à mobilidade urbana necessariamente deverá incluir a construção de ciclovias e bicicletários pela cidade.