Aos domingos, rota ciclística vai ligar Paulista ao centro de SP

A avenida Paulista, que ganhou ontem uma ciclofaixa de lazer, terá um caminho para bicicletas que a ligará ao centro histórico de São Paulo aos domingos, das 7h às 16h

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Talita Bedinelli  |  Postado em: 03 de setembro de 2012

Mapa ilustrativo da ligação das ciclofaixas

Mapa ilustrativo da ligação das ciclofaixas

créditos: Editoria de Arte/Folhapress

 

Ele deve ser inaugurado em duas semanas, segundo anúncio feito pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) ontem, um mês antes das eleições.

 

O caminho sairá da praça Osvaldo Cruz, onde começa a ciclofaixa da Paulista, passará pelas avenidas Bernardino de Campos e Vergueiro, onde ciclistas usarão a motofaixa, e chegará à praça da Sé.

 

No centro histórico, o caminho se interligará à ciclorrota, que passará pelo pátio do Colégio, Teatro Municipal, biblioteca Mário de Andrade e largo São Francisco.

 

"Os pais poderão levar os filhos para ver os equipamentos culturais. Será uma ação importante de recuperação do centro", afirmou Kassab.

 

Segundo ele, até o final do ano, haverá ainda a interligação entre a ciclofaixa da Paulista e a que passa pelos parques Ibirapuera e Villa-Lobos -a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pelo projeto, afirmou que ontem não teria como dar detalhes do trajeto.

 

O órgão não soube precisar também quantos ciclistas usaram a Paulista na inauguração da nova ciclofaixa, que percorre os 2,5 km de extensão entre a praça Osvaldo Cruz e a rua da Consolação, dos dois lados da avenida.

 

O novo trajeto foi comemorado pelos ciclistas que lotaram o percurso, mas o grande fluxo de bicicletas deixou o trajeto lento e gerou reclamações. "A cidade está precisando de mais ciclovias. A aglomeração é muito grande", disse Rony Botelho, 42, morador do Bom Retiro, que pedalava com o filho Davi, 8.

 

Outros usuários também se incomodaram com as paradas obrigatórias nos semáforos da avenida e com ciclistas que circulavam na via com banners de candidatos.

 

Com uma faixa a menos para carros, o trânsito ficou lento para os veículos que circulavam na região à tarde.

 

Muitos ciclistas também aproveitaram a inauguração da ciclofaixa para criticar a falta de projetos da prefeitura para que a bicicleta possa ser utilizada nos dias de semana como um meio de transporte na cidade.

 

"Cada vez mais, os ciclistas usam a Paulista como trajeto para ir trabalhar", afirmou Cláudio Bueno, 41, que levou as filhas, de sete e oito anos, para pedalar ontem.

 

A via foi palco de dois acidentes recentes envolvendo bicicletas e ônibus que causaram a morte de ciclistas.

 

A CET afirma que não considera a Paulista uma avenida adequada para bicicletas. Por isso, a empresa decidiu fazer a ciclofaixa, mas apenas aos domingos, quando o fluxo de veículos é menor.

 

Colaborou EVANDRO SPINELLI



Leia também:

Organizações sociais querem transporte público grátis no Dia Mundial Sem Carro 

São Paulo: do papel para a realidade 

Grupo 'cura' calçadas 'machucadas' na região da av. Paulista 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário