Na Europa e nos EUA, uso de bikes ganha incentivo

Em diversas cidades da Europa e dos EUA, as bicicletas são aceitas durante a maioria do expediente dos transportes públicos

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Thiago Azanha e Rodrigo Russo  |  Postado em: 17 de setembro de 2012

 

Famosa pelo cenário urbano repleto de bicicletas, Amsterdã (Holanda) -que conta com 600 mil bicicletas e 750 mil habitantes- permite os ciclistas no sistema de transporte todos os dias e horários, menos das 7h às 9h e das 16h às 18h30 nas linhas de metrô e em algumas linhas do trem.

 

Além da passagem normal, o usuário deve pagar um extra equivalente a R$ 4. Segundo a empresa GVB, que administra o transporte urbano, há espaço específico para os ciclistas no vagão, mas não há número máximo de ciclistas por viagem.

 

Em Berlim, onde as bicicletas já se misturam com a paisagem, no transporte U-Bahn (metrô), os ciclistas podem viajar exceto durante os horários de pico, que vão das 6h às 9h e entre 14h e 17h, com o limite de duas bicicletas no último vagão.

 

As bicicletas são aceitas durante todo o funcionamento do metrô em Nova York, com exceção dos horários de pico durante a manhã e a tarde. É necessário pagar uma taxa de R$ 12 e portar uma autorização para levar a bicicleta na viagem.

 

Durante a semana são permitidas quatro bicicletas por viagem, sendo duas no primeiro vagão e duas no último. Já aos finais de semana, esse número dobra para oito, sendo uma em cada vagão.

 

O sistema público de transporte londrino também é, no geral, bastante amigável aos usuários de bicicletas. Estima-se que sejam feitos mais de 500 mil deslocamentos por dia usando esse meio de locomoção na cidade.

 

A agência de transporte de Londres incentiva o uso de bicicletas como meio de locomoção com programas de benefícios fiscais para empresas que estimulam seus funcionários a adotar o ciclismo.

 

Usuários do recente teleférico criado ao leste da cidade estão liberados para carregar suas bicicletas convencionais sem restrições, assim como nos serviços de transporte feitos no rio Tâmisa.

 

Além disso, a prefeitura conta com sistema popular de aluguel de bicicletas, conhecidas como "Boris Bikes", referência ao prefeito Boris Johnson, cuja gestão lançou o projeto.

 

Leia também:

Transporte público e bicicletas nos planos dos candidatos de Curitiba 

Bicicleta vence Desafio Intermodal em Aracaju 

Aluguel de bicicletas começa no dia 22 de setembro em Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário