Organizar o trânsito e melhorar o transporte público: os planos para Fortaleza

Transporte integrado e com bilhete único é uma das soluções mais mencionadas pelos candidatos a prefeito da capital cearense

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Lúcio Pontes Filho / Mobilize  |  Postado em: 18 de setembro de 2012

A série de reportagens do Mobilize Brasil, que traz os planos de mobilidade sustentável dos candidatos à prefeitura de onze capitais, destaca hoje (18) a cidade de Fortaleza. Como em outras grandes cidades brasileiras, o maior desafio na capital cearense é conter o aumento dos carros particulares e reverter a histórica falta de investimento no setor de transporte público. 

 

Na corrida eleitoral, como era de esperar, o tema tem servido para esquentar o debate. Em Fortaleza, os quatro candidatos mais bem colocados são Moroni Torgan (DEM), Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PSB) e Heitor Férrer (PDT).

 

Segundo pesquisa Ibope/Verdes Mares divulgada em 13 de setembro, Moroni tem 23% das intenções de votos, Elmano 19%, Roberto Cláudio 18% e Heitor 13% dos votos. Mas, até o momento, o que se comenta na capital cearense é que todos ainda têm chances de chegar ao segundo turno.

Em posição bem pior estão os outros seis candidatos: Renato Roseno (Psol), com 6% dos votos; Inácio Arruda (PCdoB), 5%; Marcos Cals (PSDB), 4%; e Valdeci Cunha (PRTB), Francisco Gonzaga (PSTU) e André Ramos (PPL) próximos de 0%.

 

Até o final desta edição, o candidato do PSTU à prefeitura de Fortaleza, Francisco Gonzaga, não havia enviado suas respostas, apesar das diversas tentativas da reportagem nesse sentido.

 

A todos, o Mobilize fez a seguinte pergunta:

 

"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?"

 

Veja o que responderam os candidatos à prefeitura de Fortaleza-CE:

 

Moroni Torgan (DEM)

Delegado de polícia e ex-deputado federal, é candidato a prefeito pelo Democratas

 

"Atualmente circulam em Fortaleza mais de 550 mil veículos (automóveis, caminhões e micro-ônibus), bem como mais de 200 mil motocicletas, sendo este meio de transporte responsável por 8 mil acidentes/ano, com estimativas de 2 mil óbitos/ano. Diferentemente de outras cidades do Brasil e do mundo, Fortaleza não tem sido contemplada com grandes obras de infraestrutura.

Esse quadro é reforçado, em grande parte, pelo inchaço populacional, pela descontinuidade de planejamento urbano, pela falta de um projeto de modernização permanente da cidade e pela ausência de obras estruturantes.

Nossas propostas para a mobilidade são as seguintes:

 

- Expansão da malha viária principal, levando transporte coletivo às áreas mais distantes do município;

- Implantação do projeto da Rede Cicloviária de Fortaleza;

- Priorizar a manutenção da malha viária por onde trafega o sistema de transporte coletivo da cidade;

- Implantação do projeto Resgate da Segurança do Pedestre e de Educação no Trânsito;

- Conclusão da Conexão Viária Leste-Oeste;

- Otimização e conclusão das obras projetadas para a mobilidade necessária com a Copa do Mundo de 2014;

- Otimização do sistema de transporte em vias exclusivas, com terminais bem localizados e integrados, com inclusão dos táxis credenciados com passageiros."

 

Elmano de Freitas (PT)

Advogado e ex-secretário de Educação, é candidato do PT à prefeitura 

 

"Nossas propostas têm como princípios a acessibilidade universal, o desenvolvimento sustentável da cidade e o fortalecimento do transporte público coletivo. Principais propostas para o tema:

 

1. Elaborar, de forma participativa e democrática, o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

2. Criar a Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

3. Integrar os sistemas de transporte metropolitano (ônibus, vans, VLT e metrô), sem ônus tarifário para o usuário.

4. Ampliar o número de linhas expressas na cidade, reduzindo o tempo das viagens.

5. Ampliar o número de faixas exclusivas ou prioritárias para o transporte coletivo nos grandes corredores da cidade.

6. Implantar acessibilidade nos Terminais de Integração.

7. Até 2014 garantir 100% dos ônibus com elevador para cadeirantes.

8. Construir, ampliar e integrar ciclovias e ciclofaixas.

9. Garantir e ampliar as conquistas da atual gestão: a tarifa mais barata de sistema integrado do país; tarifa social aos domingos, ampliando-a também para os sábados; meia passagem ilimitada para os estudantes; gratuidade para pessoas com deficiência, inclusive acompanhante, e padronização e acessibilidade das calçadas."

 

Roberto Cláudio (PSB)

Médico e deputado estadual, é candidato do PSB pela coligação Para Renovar Fortaleza

 

"A questão da mobilidade deve ser prioridade do próximo gestor da cidade de Fortaleza. Conforme está estabelecido nas diretrizes gerais do Plano de Governo da nossa candidatura, a mobilidade urbana sustentável será trabalhada em um sistema integrado que envolverá metrô, ônibus (com uso de combustíveis renováveis), Veículo Leve sobre Trilhos e BRTs. Vamos investir também em ciclovias e sistemas públicos de estacionamento e aluguel de bicicletas, incentivando a população a utilizar este meio de transporte que não polui e é saudável. Mas, para além da estrutura de transporte, vamos recompor o sistema produtivo da cidade, descentralizando e fortalecendo as economias locais, contribuindo para que as pessoas tenham que se deslocar menos pela cidade e não percam muito tempo no trânsito. Vamos aperfeiçoar a gestão do trânsito de Fortaleza, com estudos de otimização de fluxos e ações de educação."

 

Heitor Férrer (PDT)

Médico e deputado estadual, concorre pelo PDT à eleição para a prefeitura 

 

"Para tornar as viagens de ônibus mais rápidas e eficientes, vamos implantar o programa Integração Ônibus 100%, que vai garantir a integração de todas as linhas de ônibus. Além disso, o novo Programa vai fazer com que a integração tenha duração de uma hora, e que esse tempo passe a contar somente quando o usuário sair do ônibus, através de um sistema, com cartão, que fará a contagem do tempo. Também é compromisso nosso tornar o trânsito muito mais ágil e facilitado em Fortaleza. Através de novo sistema de mobilidade, vamos construir viadutos e túneis, alargar avenidas, e tornar as principais avenidas em corredores de “sentido único”, como a Santos Dumont e a Dom Luís, por exemplo. São medidas que vão tornar o trânsito mais rápido e melhorar a qualidade de vida de todos.

O povo de Fortaleza tem que ter um prefeito para dizer: este é o meu prefeito. Prefeito competente é aquele que tem visão e projetos, mas fundamentalmente, preparo e competência para transformar planos em ações concretas."

 

Renato Roseno (PSOL)

Advogado com atuação nos direitos da criança e do adolescente, é candidato à prefeitura

 

"É necessária uma política que possua objetivos básicos de redução de emissões contaminantes; minimização da pressão do automóvel na cidade de Fortaleza, pois em apenas 8 anos o número de veículos dobrou na cidade; reforço ao princípio de equidade, favorecendo modos de deslocamentos mais respeitosos com o meio ambiente; sistemas de tráfico inteligentes, com gestão da demanda e planificação urbanística que priorizem a proximidade e acessibilidade sobre a mobilidade e o transporte, aproximando os centros de trabalho e os serviços do lugar de residência para reduzir o número de deslocamentos e as distancias a percorrer.  Objetivamente, propomos: 

- Criação da Secretaria de Mobilidade Humana, com estrutura interna capaz de organizar o trânsito da cidade, planejar e promover ações voltadas prioritariamente ao transporte público e não motorizado;

- Fomento à integração das diferentes formas de transporte com o sistema público, como a efetivação do Sistema Cicloviário de Fortaleza;

- Destinação de corredores exclusivos para ônibus nas principais vias da Capital;

- Investimento efetivo em educação para o trânsito;

- Criação de sistemas de informação dos itinerários de linhas de ônibus: sistema telefônico informativo, lista e mapa de linhas disponíveis e dos pontos de parada;

- Aumento da frota e Recriação da Companhia dos Transportes Coletivos (CTC), cujo funcionamento serviria para regular o transporte público da cidade."

 

Inácio Arruda (PCdoB)

 

Senador e candidato do PC do B à prefeitura da capital cearense

 

"A política de mobilidade urbana, orientada pelo Estatuto da Cidade, que relatei no Congresso, é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável e o acesso da população aos serviços e à cidade. Segundo o Detran, em junho transitavam em Fortaleza mais de 772 mil veículos, e prevê-se quase 1 milhão e 100 mil circulando até 2014, ano da Copa  do Mundo.

 

Na minha gestão, Fortaleza terá planejamento para o trânsito e a mobilidade urbana. Vou criar novas vias e faixas exclusivas para os ônibus e construir três novos terminais, para integração com as linhas da Região Metropolitana. Novas linhas regulares e expressas, com itinerários racionais, também resultarão em transporte mais rápido e menos poluente. O metrô, o ônibus e o VLT farão parte de um mesmo sistema, com bilhete único. O uso de bicicletas será incentivado, com mais ciclovias e com bicicletários próximos dos terminais, onde também haverá incentivo para a construção de estacionamentos seguros e a preços populares."

 

Marcos Cals (PSDB)

Ex-deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, é candidato do PSDB à prefeitura

 

"O transporte público em Fortaleza é uma vergonha. Ônibus lotados, terminais abandonados, assaltos, uso de drogas nas proximidades dos terminais. Na nossa gestão, criaremos o Ganha Tempo: um shopping de serviços que irá realizar diversas atividades no próprio terminal, como tirar RG, CPF, fazer B.O., pagar contas, multas e faturas, reduzindo o fluxo de pessoas em direção às àreas cêntricas.

 

Também implantaremos o Ônibus-Metrô. Ônibus articulados, com mais conforto, rapidez e segurança; além disso, ciclovias servirão como mais uma opção de locomoção para o cidadão. Daremos atenção especial à mobilidade das pessoas com deficiência, adaptando a frota de ônibus, as paradas e as calçadas, facilitando o trânsito desse público pela cidade.

 

Mais ciclovias e um transporte público eficiente representam menos carros nas ruas que, por sua vez, significam menos poluição, menos engarrafamentos e mais qualidade de vida para os fortalezenses."

 

Valdeci Cunha (PRTB)

Professor, candidato do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro

 

"Meu principal projeto de Mobilidade Urbana Sustentável para o município de Fortaleza fará parte de um plano sustentável de Urbanidade Integral dividida em três pontos: mobilidade urbana relacionada ao transporte; urbanização da cidade relacionada com as construções civis e o espaço publico; e urbanização do saneamento básico.

 

As ações concretas da mobilidade urbana para resolver os desafios do trânsito são:

 

Implantar o Sistema Integração Ônibus-Metrô com bilhete único; Implantar o Sistema Integração Temporal 100% -2 horas; Implantar o Sistema Soluções consorciadas de transportes para toda a RMF. E para os grandes empreendimentos: três shoppings – ampliação do Iguatemi -, o Aquário, e a Copa do Mundo; criar duas vias expressas (Perimetral e Parangaba-Mucuripe), criar dois viadutos – Dedé Brasil com Germano Franklin e Dedé Brasil com Osório de Paiva. Construção de uma avenida aproximadamente de 1 km e meio com 28 m de largura: Nort Shopping Parangaba e Hospital da Mulher. Construção de túneis e fazer alargamentos nas avenidas - Acessibilidade; Desestimular o uso do transporte individual e priorizar o transporte coletivo – Holando, Construir Ruas e Avenidas paralelas."

 

 

André Ramos (PPL)

Candidato do Partido Pátria Livre à prefeitura de Fortaleza

 

"Quando se pensa em Mobilidade Urbana, avalia-se apenas a discussão do aumento da frota de ônibus ou da criação do metrô. Temos que pensar a cidade, em termos de mobilidade, na lógica do transporte multimodal.

 

Queremos aproveitar os investimentos do PAC da Mobilidade Urbana e as obras estruturantes para a Copa de 2014 para resolver o transporte público. O trânsito escoará mais rápido, com a criação de corredores exclusivos para o transporte coletivo e com o alargamento das principais ruas e avenidas. Vamos criar corredores exclusivos de ônibus com integração aos terminais e, estes, ao metrô. O Transporte Coletivo e o Alternativo passarão a fazer linhas menores, entre o bairro, metrô e corredores.

 

Numa gestão do PPL, a AMC terá o papel de orientar o trânsito e melhorar a sinalização, com a ampliação de acessos aos cadeirantes e a municipalização das BR’s, com a instalação de semáforos, lombadas e ciclovias.  Além disso, vamos criar normas restritivas para o transporte de Grande Impacto, com o planejamento de corredores de transporte de cargas."


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