Ciclista lança livro sobre expedição de 1.800 km por Santa Catarina

Aos 23 anos, o estudante Luã Olsen saiu de Florianópolis para cruzar o estado de Santa Catarina, usando apenas sua bicicleta

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 30 de janeiro de 2013

O ciclista percorreu quase 1.800 km de estrada

O ciclista percorreu quase 1.800 km de estrada

créditos: Divulgação/Projeto Caramanhola

 

Em 32 dias de viagem, o ciclista percorreu quase 1.800 km de estrada. Um ano depois, a aventura foi publicada no livro “Uma Volta de Bicicleta Por Santa Catarina”.

 

Desde o princípio, o objetivo do estudante de arquitetura e urbanismo foi entrar em contato com a cultura catarinense. “Queria conhecer meu Estado com minhas próprias pernas: dessa forma, resolvi pedalar por Santa Catarina. Meu combustível foram minhas próprias pernas, regadas a doses de água gelada, por todo o percurso”, conta Olsen.

 

Durante a viagem, o aventureiro percorreu não só trechos pavimentados, como rodovias federais cheias de caminhões, mas também estradas de terra batida. Ciclista urbano há dez anos, Olsen diz que sua visão política o inspirou a andar de bike. “Os problemas gerados por escolhas excessivamente individuais e consumistas, aliados à péssima estrutura das cidades atuais, fizeram com que eu optasse pelo uso da bicicleta”, diz.

 

No livro, o estudante conta que ficou sem água em um dia de calor, mas usou a serenidade para encarar este e outros desafios na estrada. “Precisei empurrar diversas vezes a bicicleta morro acima e às vezes até em trechos planos. Problemas nas articulações dos dedos me fizeram não conseguir frear em descidas íngremes, e tinha que empurrá-la novamente”, diz o ciclista, que incrementou sua bike com peças instaladas em vários lugares do Estado.

 

Depois de ter publicado os relatos da expedição, Olsen pretende utilizar o dinheiro arrecadado nas vendas para financiar a sua próxima aventura, uma viagem de bicicleta até Buenos Aires, que tem início previsto para em fevereiro e também cruzará o litoral uruguaio. “Acredito que o viajante, de forma geral e não apenas o cicloviajante, deve estar aberto para receber a poesia receptiva do local, seja ela qual for, e na intensidade que for”, finaliza o estudante aventureiro.

 

Para adquirir o livro "Uma Volta de Bicicleta Por Santa Catarina", basta entrar em contato diretamente com o autor, enviando um email para lua.olsen@hotmail.com, ou através de sua página pessoal no Facebook.

 

Leia também:

Santa Catarina avança na definição de projetos de mobilidade urbana 

Lançado edital para construção de calçada e ciclofaixa na SC-405, em Florianópolis 

Trânsito domina 1º debate dos candidatos de Florianópolis 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário