Propostas para construção do metrô de Porto Alegre são entregues

Após dois adiamentos, a Prefeitura de Porto Alegre recebe hoje, às 16h, as propostas de Manifestação de Interesse para a construção do metrô

Notícias
 

Fonte: Blog Estamos em Obras  |  Autor: Jocimar Farina  |  Postado em: 07 de fevereiro de 2013

Modelo da estação Rua da Praia da Linha Dois do Me

Modelo da estação Rua da Praia da Linha Dois do Metrô

créditos: Divulgação

 

Após dois adiamentos a pedido das empresas interessadas, a Prefeitura de Porto Alegre recebe hoje, às 16h, as propostas de Manifestação de Interesse para a construção da linha dois do metrô.  Pelo cronograma inicial, a documentação seria entregue no dia 12 de novembro. Foi prorrogada para janeiro e depois para fevereiro.

 

Mais de 30 cópias do edital foram solicitadas. Porém, a prefeitura estima que até cinco consórcios de empresas deverão apresentar a documentação exigida. O material deve conter diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação do usuário, além da concepção dos terminais e estações.

 

Após a conclusão do projeto pela empresa vencedora, a prefeitura vai lançar licitação para contratar a responsável por executar a obra e a operação do sistema. Segundo o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, se as propostas estiverem adequadas,  a licitação poderá ser publicada ainda no primeiro semestre. No melhor dos cenários, as obras poderiam começar no final do segundo semestre deste ano.

 

Orçado em R$ 2,4 bilhões, o metrô de Porto Alegre deverá atender diariamente a um público médio de 310 mil passageiros. A primeira fase da linha do trem ligará o Centro e a zona Norte, da Fiergs até a av. Borges de Medeiros, ao longo de 14,8 quilômetros de traçado passando por: Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e av. Borges de Medeiros. Haverá pelo menos 13 estações no trajeto.

 

Cronograma do Metrô de Porto Alegre, segundo a prefeitura:

8 de agosto - Publicação da medida provisória 575 no Diário Oficial da União, confirmando a modelagem financeira do metrô;

16 de agosto - Apresentação e aprovação do projeto no Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre;

10 de setembro - Lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI);

7 de fevereiro - Entrega das propostas pelas empresas;

Primeiro semestre de 2013 - Seleção do melhor estudo, audiência pública e publicação do edital;

Segundo semestre de 2013 - Começo das obras.

 

Leia também:

O aumento da tarifa do transporte público é justo? 

Com previsão de 50 km até 2014, Porto Alegre inaugura ciclovia 

Ciclofaixa em Porto Alegre avança e deve estar pronta até o fim de janeiro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rogério Maestri - 10 de Fevereiro de 2013 às 00:26 Positivo 0 Negativo 0

Como não dava espaço, concluo que me parece muito interessante que uma empresa com capital social de 6.000 se lance a fazer um projeto de uma obra de 1.000.000.000 de Euros.

Rogério Maestri - 10 de Fevereiro de 2013 às 00:23 Positivo 0 Negativo 0

Segundo a Prefeitura a Bustren P.M. é uma empresa espanhola, olhando-se no site http://empresa.artic-group.net/content/bustren-p-m-sl-constitucion esta empresa tem um capital social de 6.000,00 Euros e foi constituída 02/01/2012 (?!?!?!).

Clique aqui e deixe seu comentário