Prefeitura vai rever projetos de ciclovias em Belo Horizonte

Antes de projetar novos trechos, prefeitura decidiu ouvir os ciclistas, para avaliar problemas como a implantação em áreas íngremes da cidade

Notícias
 

Fonte: Alterosa.com.br  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 25 de março de 2013

Belo Horizonte tem hoje 50 km de ciclovia

BH: 50 km de ciclovias, mas muitas delas vazias

créditos: Divulgação

 

Belo Horizonte tem hoje 50 km de ciclovias, até o final do ano deve dobrar esse número e, em sete anos, a meta é chegar a 380 km. Mas quem anda pela cidade vê mais carros e motos do que bicicletas nessas faixas exclusivas.

 

Agora, a BHTrans decidiu ouvir os ciclistas antes de projetar os novos trechos. A bicicleta é o item menos visto nas ciclovias de Belo Horizonte. Elas estão quase sempre vazias. Talvez por causa da geografia da cidade, que é cheia de morros como na Av. João Pinheiro. Ou porque a ciclovias foram mal projetadas.

 

Na opinião de ciclistas, a ciclovia devia ser construída ao lado dos passeios e não dando espaço para os carros estacionarem.

 

O analista internacional Guilherme Tampiere, usa a bicicleta como principal meio de transporte há quase dez anos. Ele pertence a um grupo que está ajudando a BHTrans a elaborar os próximos projetos. Para ele, o principal problema da cidade é que os motoristas não compreendem a bicicleta como veículo e ator do trânsito. Ele defende, por exemplo, que as próximas ciclovias não sejam pintadas, pois a tinta faz com que o ciclista escorregue e é um custo caro.

 

O acordo feito entre a Prefeitura e o grupo de discussão é que nenhum projeto seja implantado sem a validação do grupo. Belo Horizonte tem hoje 50 km de ciclovia, o objetivo da BHTrans é fechar o ano com 100 km. E atingir 380 km em 2020. Mas só isso não basta para fazer com as pessoas tenham coragem de deixar o carro em casa e optar pela bicicleta.

 

Leia também:

Via de Belo Horizonte vira passarela de obstáculos ao pedestre 

Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014 

Edital para ampliação e exploração do Metrô de Belo Horizonte está em consulta pública 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário