Manaus tem 27 mil pessoas que usam bicicleta como meio de transporte e lazer

Cicloativistas promovem a campanha 'De Bike ao Trabalho' para melhoria da mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: D24AM  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 10 de maio de 2013

O dia 'De Bike ao Trabalho' é inspirado no Bike To

'De Bike ao Trabalho', inspirado no Bike To Work Day

créditos: Reinaldo Okita

 

Os cicloativistas de Manaus promovem hoje a campanha ‘De Bike ao Trabalho’, como incentivo ao uso da bicicleta para melhoria da mobilidade urbana. Segundo dados do coletivo Pedala Manaus, 27 mil pessoas já utilizam este meio de transporte para locomoção e lazer na cidade.

 

O dia ‘De Bike ao Trabalho’ é inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em vários países para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. A campanha brasileira foi organizada pelo grupo paulista Bike Anjo, e acontece hoje em várias cidades do País.

 

O coordenador do Pedala Manaus, Paulo Henrique Santana Aguiar, orienta que os ciclistas menos experientes que aderirem à campanha devem se informar sobre as normas de segurança para pedalar.

 

Ele destaca a importância dos equipamentos de proteção e recomenda a escolha de trajetos com vias menos movimentadas. “É fundamental checar se os pneus estão cheios e se a bicicleta está em boas condições”, afirmou.

 

Segurança

Em 2012, cinco ciclistas morreram vítimas de atropelamento em Manaus, segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans).

 

De 1º de janeiro até ontem, não houve nenhum acidente fatal. A Comissão de Ciclistas do Amazonas firmou parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) para fomentar políticas públicas de segurança e prevenção a acidentes.

 

O cicloativista Nilton Caxias Leal, membro da comissão, afirma que uma das metas é inserir as informações sobre respeito ao ciclista nos cursos de formação do condutor.

 

“Muitos motoristas desconhecem que devem manter distância de 1,5 metro do ciclista e que nós não devemos andar nas calçadas, o certo é estar na pista”, disse.

 

Entre hoje e amanhã, a comissão realiza dois eventos comemorativos. Às 19h, os ciclistas se reunirão em frente ao Manauara Shopping, na Avenida Recife, para celebrar o Dia Nacional do Guia de Turismo. E amanhã apoia a bicicletada ‘Pedal Dia das Mães’. A concentração será às 16h, no Parque dos Bilhares, onde haverá sorteio de brindes.

 

O passeio está previsto para começar às 17h e seguirá até o Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. A participação é gratuita.

 

Ciclistas assíduos

A pesquisa Origem-Destino das Viagens de Bicicleta em Manaus, realizada pelo ‘Pedala Manaus’, identificou que em 2012, 68,55% dos trajetos diários foram realizados por homens e 31,5% por mulheres.

 

A zona centro-sul concentra os trajetos mais pedalados. Os principais bairros geradores de viagens de bicicleta foram Aleixo, Parque 10 e Chapada.

 

O relatório da pesquisa aponta que os principais motivos de deslocamentos foram: trabalho (45%), lazer (30%) e universidade (14%), seguidos por uma menor representatividade de viagens para escola/curso técnico (4%), compras (4%), esporte (2%) e outros (1%). A coleta de dados foi realizada pelo site do ‘Pedala Manaus’ entre 1º de fevereiro e 2 de março de 2013.

 

Leia também:

Detran desenvolve ações educativas em prol de ciclistas e motoristas de Manaus 

Terminais serão entregues antes do final de 2013, diz prefeito de Manaus 

Faixas mal localizadas colocam pedestres em risco e serão mudadas em Manaus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário