Superlotação dificulta viagens em trens da CPTM

Passageiros reclamam de superlotação dos trens e panes elétricas. Administração diz que está investindo na modernização dos trens

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 17 de maio de 2013

Trem da CPTM lotado em São Paulo

Trem da CPTM lotado em São Paulo

créditos: Divulgação

 

O trem é um dos meios de transporte mais usados por quem mora na Grande São Paulo e trabalha na capital. Por dia, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transporta 2,7 milhões de passageiros, mas o deslocamento se torna cansativo devido a superlotação e problemas na infraestrutura, como mostrou reportagem da série Anda SP desta quarta-feira (15).

 

A analista de sistemas Maria de Fátima Paiva trabalha em Pinheiros, na Zona Oeste da capital, e percorre 44 km todos os dias para chegar em casa, em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana.

 

O empurra-empurra começa quando trem chega na plataforma. A tática de Fátima para conseguir entrar no vagão é ficar perto do último vagão. “Eu consigo ir sentada pelo menos”, conta.

 

Muito passageiros ignoram a linha de segurança nas plataformas e torna perigosa a hora de entrar nos vagões. Outra dificuldade enfrentada por Fátima é o escadão de acesso na estação de Ferraz de Vasconcelos. O local não possui escada rolante nem elevador.

 

Apesar dos problemas enfrentados, Fátima diz que prefere andar de trem. “A Radial Leste não dá não, é muito trânsito também. Fora a gasolina, estacionamento. Prefiro o trem, eu acho que eu chego mais tranquila”.

 

Ao todo, Fátima leva, em média, 1 hora e 40 minutos para chegar em casa. Muitas vezes, a viagem é mais demorada por causa das panes elétricas nos trens. Em 2012, foram registradas 156 nas 6 linhas.

 

A analista de sistemas diz que gostaria de trabalhar mais perto de casa para ficar mais tempo com a filha. “Queria trabalhar mais perto, mas acabo morando aqui por causa da família. O lado ruim é deixar a minha filha o dia inteiro. Ela fica com meu marido, minha mãe, mas eu não fico com ela”.

 

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que está investindo para melhorar a infraestrutura da CPTM. Entre os investimentos estão a modernização de 34 trens e a compra de 170 novos trens. Noventa já estão circulando.

 

Leia também:

Estuda Jornalismo? Gosta de mobilidade urbana? Está em São Paulo? 

Mulher paga os pecados no metrô de São Paulo 

Apesar de queda, SP ainda registra mais de uma morte de pedestre por dia 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário