Imprudência de motoristas e pedestres causa mortes em Salvador

Na capital baiana, 47% das mortes no trânsito são por atropelamentos. A média nacional é de 23%, de acordo com o Ministério da Saúde

Notícias
 

Fonte: Bom Dia Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 20 de maio de 2013

47% das mortes no trânsito são por atropelamentos

47% das mortes são por atropelamento

créditos: Divulgação

 

Salvador é a capital brasileira com maior índice de mortes por atropelamento. 

 

Quatro meses depois do acidente, Daniel Botelhoainda tem dificuldade para caminhar. Ele foi atropelado por um motorista que avançou o sinal vermelho, sofreu uma fratura no fêmur e teve que passar por duas cirurgias. “Ele nem parou o veículo. Me deixou lá largado no canto, sangrando e urrando de dor”, conta o estudante.

 

Ele escapou de uma estatística assustadora. Em Salvador, 47% das mortes no trânsito são por atropelamentos, segundo o último balanço da prefeitura. O índice é bem superior à média nacional, que é de 23%, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Em uma avenida de um bairro popular, apenas a cem metros de um semáforo, o rapaz se arrisca na frente de quatro carros. Outro corre para escapar de um ônibus e uma van. Um casal com uma criança de colo e um mecânico também atravessam fora da faixa.

 

“Não tenho medo de atravessar a rua aqui pelo meio. A sinaleira fica muito longe, a gente quer fazer uma coisa aqui e não pode, tem que atravessar no meio dos carros”, afirma Moisés.

 

A travessia segura está a dez metros de altura. Mas entre caminhar um pouco mais até a passarela a cruzar a avenida pela pista, muita gente prefere a segunda opção. Mesmo sabendo que, nesse caso, quanto menor o esforço, maior o perigo.

 

“É mais longe atravessar para o outro lado, vou passar por aqui mesmo. Pior que é erro da gente, mas vou atravessar aqui, é o jeito”, conta o motorista Orlando Freitas.

 

“Acredito que a falta de educação seja generalizada, de ambas as partes. Tanto o motorista é mal educado, não cumpre as normas de trânsito, quanto o pedestre também, que não faz a sua parte em se proteger”, diz o taxista André Cerqueira.

 

Para a especialista em educação no trânsito, o pedestre, que é o mais vulnerável, precisa adotar uma postura preventiva. “Sempre aguardar, mesmo que o semáforo esteja aberto para ele, verificar se todos os carros pararam”, diz Cristina Aragón.

 

Leia também:

Governo garante metrô rodando em Salvador durante a Copa de 2014 

Câmara de Salvador discute projeto Cidade Bicicleta 

Em Salvador, população espera metrô para sair dos engarrafamentos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Felipe X - 20 de Maio de 2013 às 14:00 Positivo 0 Negativo 0

Péssima matéria! O pedestre só tem obrigação de usar a faixa a 50m! E ainda joga exclusivamente para o pedestre a responsabilidade por atropelamentos na sinaleira. Agora o pedestre tem que verificar o carro parou no sinal vermelho??

Clique aqui e deixe seu comentário