VLT de Santos: obras paradas por falta de licença

Obra na Baixada Santista (SP) já deveria estar acontecendo, mas governo aguarda liberação de licença da Cetesb. Motivo: sítios arqueológicos encontrados no trajeto

Notícias
 

Fonte: G1 Santos  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 22 de maio de 2013

Sítios arqueológicos podem ser prejudicadas pelas

Sítios arqueológicos no trecho das obras

créditos: Reprodução/TV Tribuna

 

O Projeto dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT), que existe há mais de dez anos e que já deveria ter começado a ser executado, passa por problemas com a liberação de licença. A primeira parte do projeto, que sairá da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, à Avenida Conselheiro Nébias, já deveria ter começado.

 

Segundo Daury de Paula Junior, promotor de Justiça, falta a liberação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). “O VLT precisa conseguir da Cetesb uma licença de instalação que o autoriza a dar início às obras, mas essa licença ainda não saiu”.
A segunda parte, que vai da Conselheiro Nébias ao Valongo, ainda passa por nove sítios arqueológicos, sendo que quatro ainda não foram pesquisados.

 

Manoel Gonzalez é arqueólogo e entrou com ação no Ministério Público Estadual contra a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). “Eu tenho uma portaria de pesquisa emitida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que me dá o direito de fazer um trabalho nesses sítios arqueológicos. Eu fiz toda essa documentação, todo esse levantamento e dei entrada no MP para savalguardar não só a pesquisa arqueológica, mas também a destruição desses sítios arqueológicos", explica.

 

Leia também:

VLT de Santos: governo promete obras em 30 dias 

Em Maringá, falta de segurança preocupa ciclistas 

Ciclovia em Santos será retirada para dar lugar aos carros 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rafael - 23 de Maio de 2013 às 22:43 Positivo 0 Negativo 0

E viva o regresso! Mas ainda acredito na sensatez...

Arnaldo F - 23 de Maio de 2013 às 14:23 Positivo 0 Negativo 0

Não é verdade: a Cetesb atua apenas em questões ambientais, nada tem a ver com questões arqueológicas. Quem atua nessa área é o Iphan.

Clique aqui e deixe seu comentário