Repórter testa novo sistema de aluguel de bikes em NY

Seis mil novas bicicletas públicas foram estacionadas em pontos de Manhattan e do Brooklyn há pouco mais de uma semana. Turistas e moradores já adotaram o serviço

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Joana Cunha  |  Postado em: 06 de junho de 2013

Nova York acaba de instalar 300 estações para alug

NY acaba de instalar 300 estações para aluguel

créditos: Spencer Platt/AFP

 

Inicialmente liberadas apenas para usuários com assinatura anual, que são na maioria os próprios nova-iorquinos, elas agora podem ser alugadas por períodos mais curtos, de um dia ou uma semana.

 

Para retirá-las nas mais de 300 estações recém-instaladas, basta ser maior de 16 anos e pagar com cartão de débito ou crédito nas máquinas anexas.

 

Os preços variam de US$ 9,95 (cerca de R$ 21), no passe de 24 horas, a US$ 95 (R$ 201) no anual, além do imposto. Mas só podem ser usadas em viagens de 30 minutos (45 minutos para usuários anuais). Para quem tem interesse em trajetos mais longos, é aconselhável procurar empresas de aluguel privado.

 

Quando foi testar uma das bicicletas no domingo, em um posto próximo à Times Square, a repórter da Folha encontrou um agrupamento de viajantes que disfarçavam certa dificuldade em operar a máquina usada para retirar as bicicletas, apesar de possuírem versões em diversos idiomas, inclusive português.

 

A retirada da bicicleta é simples, basta seguir as instruções da máquina. Na medida do possível, os motoristas de Nova York respeitam os ciclistas, apesar da pouca familiaridade desta repórter com a bicicleta.

 

O visitante que escolher pedalar no novo sistema de compartilhamento em Nova York leva na garupa as arestas políticas que a inauguração ganhou, após um ano de atraso devido a dificuldades no software ou a sequelas da tempestade Sandy, que atingiu a cidade no final do ano passado.

 

Aberto a poucos meses das eleições municipais, o programa tem sido creditado pelas autoridades responsáveis como a grande nova opção de transporte público de larga escala em mais de meio século.

 

De fato, a grande quantidade de magrelas azuis do novo sistema pintou Nova York e deixou banais as bicicletas amarelas e vermelhas de propriedade privada. Mas, tanto para críticos quanto para apoiadores, é nessa segunda fase, que abrangeu os turistas, que o projeto será realmente testado.

 

O questionamento pontuado agora pela imprensa local é se ambos os públicos, de moradores e visitantes, vão aderir em massa e como o trânsito da cidade vai lidar com os novos ciclistas inexperientes.

 

No final da tarde de ontem, por exemplo, o sistema já apresentou problemas. Em várias estações de Manhattan, as máquinas para a retirada das bicicletas estavam desligadas. Outras, que aparentemente funcionavam, rejeitavam os cartões e não completavam a compra. Usuários que tentavam devolvê-las também não conseguiam. Era possível retirar algumas delas sem pagar, pois estavam soltas.

 

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