Em Joinville, av. Beira-Rio muda para ter corredor de BRT

Obras do Bus Rapid Transit, que começam no ano que vem, fazem parte do investimento de R$ 104,8 milhões do PAC 2 e vai qualificar 55 km de ruas

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Fonte: A Notícia  |  Autor: Rogério Kreidlow  |  Postado em: 07 de outubro de 2013

Avenida Beira-rio terá quatro quilômetros de corre

Avenida Beira-rio terá 4 km de corredor

créditos: Divulgação

 

O primeiro corredor de ônibus de Joinville no conceito de Bus Rapid Transit (BRT) – pista dupla, com pavimento de concreto, totalmente separada do fluxo de carros – será implantado nos quatro quilômetros que vão da rotatória perto da Associação Empresarial de Joinville (Acij), na Beira-rio, até o final da rua Procópio Gomes.

É o que prevê o projeto para as obras do PAC 2 Mobilidade Médias Cidades, financiamento de R$ 104,8 milhões aprovado em março pelo governo federal para melhoria de 55 km de ruas nas regiões central, Sul e Leste e que está sendo detalhado pela Prefeitura.

A obra promete intervenção profunda no principal eixo Norte-Sul de Joinville. A Beira-rio será toda reformulada para que a novidade funcione. O projeto é que o BRT seja implantado nas duas pistas que ficam entre o canteiro e o rio Cachoeira para quem segue no sentido Sul-Norte da via. 

O trajeto também ganhará ciclovia exclusiva entre o corredor de ônibus e calçada do lado do rio. O corredor de ônibus que hoje existe na pista à direita, no sentido Norte-Sul, voltará a ser pista para carros.

Quem sair pela porta da frente do Centreventos no futuro, por exemplo, verá a calçada, três pistas para carros no sentido Norte-Sul, o canteiro central da via, as duas pistas do BRT de concreto, a nova ciclovia e a calçada (onde fica a ciclovia atual). 

Na sequência, a pessoa verá o rio Cachoeira, uma nova calçada (que será construída debaixo das figueiras), três pistas para carros no sentido Sul-Norte e a calçada em frente ao Fórum e à Câmara dos Vereadores. As figueiras ficam onde estão.

"Hoje há um desequilíbrio na distribuição do sentido destas vias. São quatro pistas no sentido Sul-Norte e só duas no Norte-Sul, o que complica o trânsito, principalmente, no fim da tarde, e ainda com apenas uma pista para ônibus. Com a mudança, ficarão três pistas para carros em cada sentido e duas para ônibus, no conceito de BRT, além da ciclovia exclusiva" diz Vladimir Constante, diretor presidente do Ippuj, responsável pelo projeto.


Cronograma
As obras são previstas para a metade do ano que vem e devem ser concluídas em dois anos (meados de 2016), se tudo correr bem com as licitações, a execução dos trabalhos e outras etapas até lá. O Ippuj concluiu recentemente o projeto básico de todas as obras do PAC Cidades Médias – que vão muito além do BRT e abrangem 55 km de vias em outros eixos importantes da região Central, zona Leste e Zona Sul.

O projeto básico determina o conceito geral das obras. O próximo passo é licitar o projeto executivo até 2014.

Novo terminal de ônibus será construído
O BRT é apenas uma das intervenções do PAC Médias Cidades para Joinville. Ao todo, 55 km de vias em outros eixos importantes para o transporte coletivo vão passar por mudanças com o investimento. Um novo terminal de ônibus, na rotatória das universidades, no Bom Retiro, também será construído com o dinheiro.

A lista de ruas é grande, como mostra o mapa. A promessa é de revitalização completa destas vias, com asfalto novo, revisão das redes de drenagem, corredores de ônibus em concreto ou ao menos os locais de parada com este tipo de pavimento, implantação de ciclovias, calçadas construídas pela Prefeitura dentro dos critérios de acessibilidade para deficientes e 150 pontos de ônibus com novo desenho, já apresentado em agosto (maiores, em estilo enxaimel e com vidro na parte traseira).

As intervenções englobam ainda a construção de três pontes: a da rua Plácido Olímpio de Oliveira com a Aubé é a maior de todas.

Reivindicações de uma década da Prefeitura
A qualificação das vias é desejo de há pelo menos uma década por parte da Prefeitura. Desde 2002, o município tenta recursos para as melhorias – inicialmente, a quantidade de obras era menor e iniciou com a parte já feita do “bulevar Cachoeira”, na rua Hermann Lepper.

Segundo o Ippuj, a demora se deve ao atraso da implementação da política de mobilidade do País (Pró-Transporte) e a necessidade de aguardar o PAC da Copa (cidades que receberão a competição) e do PAC Grandes Cidades (para capitais), além de tentativas não-aprovadas em outros financiamentos.

Os R$ 104,8 milhões do Médias Cidades estão divididos em dois projetos, um de R$ 73,2 milhões para a maior parte das vias (da Beira-rio para Leste e Sul) e outro de R$ 31,5 mi para o eixo do terminal Norte ao terminal Sul (Blumenau até a Santa Catarina e São Paulo até a João Colin). Dos R$ 104,8 mi, R$ 99,8 mi são financiados pela União e R$ 4,9 mi são contrapartida da Prefeitura.

 

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