Implantação de Ciclofaixas no Centro de Vitória será discutida

A audiência "Instalação de Ciclofaixas no Centro de Vitória (Região da Codesa/Porto de Vitória)", será realizada nesta sexta-feira(1), na Câmara Municipal

Notícias
 

Fonte: Século Diário  |  Autor: Flávia Bernardes  |  Postado em: 30 de outubro de 2013

Cicilista pintam ciclofaixa por conta própria

Cicilista pintam ciclofaixa por conta própria

créditos: Reprodução
 
A implantação de ciclovias ou ciclofaixas será tema de Audiência Pública no próximo dia 1 de novembro, na Câmara Municipal de Vitória. De acordo com o propositor do debate, o vereador Vinícius Simões (PPS), a medida atende a uma demanda de ciclistas que transitam pelo Centro, seja para lazer ou trabalho. 
 
Segundo o vereador, os ciclistas têm feito inúmeras reclamações em razão da ausência de ciclovias ou ciclofaixas no Centro de Vitória. Outro problema apontado pelos ciclistas é o conflito entre a passagem do Sistema BRT pelo Centro e a implantação de ciclovias.
 
“Há um conflito entre o projeto do governo, o BRT, e a implantação de ciclovias. A prefeitura diz ter um projeto para o Centro, mas tudo ainda é nebuloso e estamos buscando mais informações para entender o que vai acontecer com a região”, disseo ciclista Emannuel Favre-Nicolin, autor do blog Vitória Sustentável. 
 
A audiência leva o nome de “Instalação de Ciclofaixas no Centro de Vitória (Região da Codesa/Porto de Vitória)”, tema polêmico que inclui os planos da Codesa de demolir dois galpões do Porto de Vitória para a passagem do BRT e a doação, em contrapartida, de uma faixa de seis metros para lazer, o que não é consenso entre os ciclistas. 
 
Vinicius Simões alertou que o trecho da Região da Codesa/Porto de Vitória apresenta um alto índice de periculosidade, fazendo-se necessária a Ciclofaixa para evitar acidentes aos usuários. Outro ponto que será tratado na audiência é o respeito ao Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro: “Deixar de guardar a distância lateral de um 1,50 m ao passar ou ultrapassar bicicleta”.
 
O encontro acontecerá no dia 01 de novembro, às 19h, no Plenário da Câmara de Vitória. O Secretário de Segurança, Welington da Costa, já confirmou presença no evento.
 
Ponte da Passagem
Na última sexta-feira (25) cicloativistas se juntaram em um protesto e pintaram, por conta própria, uma ciclofaixa entre a passarela da Ponte da Passagem e a entrada do bairro Jardim da Penha, em Vitória. A iniciativa visa a garantir maior segurança para os ciclistas e alertar a administração pública sobre o problema. 
 
O protesto é uma iniciativa do movimento Bicicletada e contou com o apoio dos demais cicloativistas da Capital incomodados com o descaso com os ciclistas na Cidade. Segundo eles, em abril, uma faixa foi pintada no mesmo local e depois foi apagada pela Prefeitura de Vitória. 
 
Após o episódio ficou acordado que para evitar um novo protesto a prefeitura deveria implantar a ciclofaixa, o que após seis meses ainda não ocorreu. 
 
Cerca de 30 ciclistas participaram do ato. Na página do movimento Bicicletada, no Facebook, eles divulgaram que a medida visa proteger os ciclistas. Eles alertaram ainda para o fato de a  prefeitura ter entregue a obra da Fernando Ferrari e da nova Ponte da Passagem sem ter feito a junção completa da ciclovia.
 
"O povo esperou meses e sofreu muito para ver ver essa junção feita pela prefeitura. Nada aconteceu, deixando os ciclistas na mão e arriscando num local simples e com espaço para uma ciclovia", protesta o movimento.
 
Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário