No Rio, limpeza do Elevado da Perimetral após a implosão vai levar 60 dias

Implosão acontecerá no domingo (24)e serão utilizados 1200kg de explosivos. Concreto será reciclado para utilização em obras de pavimentação na cidade

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Waleska Borges  |  Postado em: 22 de novembro de 2013

Elevado da Perimetral é preparado para demolição

Elevado da Perimetral é preparado para demolição

créditos: Márcia Foletto / Agência O Globo

 

A limpeza dos resíduos da implosão — de 1.050 dos 4.790 metros — do Elevado da Perimetral (entre a Rodoviária Novo Rio e a Rua Silvino Montenegro) vai levar 60 dias. O serviço de remoção será feito por equipes da prefeitura e da Porto Novo, empresa contratada para executar obras no Porto Maravilha. O trecho será implodido no próximo dia 24, às 7h. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp), após o processo de implosão, todo o material de concreto será removido e reciclado para uso nas obras de pavimentação das ruas da região.

 

Ainda conforme a Cdurp, os moradores da região foram orientados por funcionários da Defesa Civil e equipe de assistência social da Concessionária Porto Novo sobre o esvaziamento dos imóveis situados a menos de 150 metros da área da implosão, considerada de segurança máxima. Cerca de 130 pessoas serão deslocadas de suas casas antes da detonação, número reduzido pelo fato de a operação ser em um domingo, quando grande parte do comércio está fechada.

 

A partir das 5h da manhã será feita uma varredura do local e técnicos da prefeitura também auxiliarão na retirada dos moradores, que deverão desocupar seus imóveis até às 6 horas. As principais recomendações são: fechar portas e janelas, desligar a chave geral de energia de sua residência, fechar o registro do botijão de gás e levar os animais de estimação. Não serão permitidos veículos estacionados nas ruas bloqueadas, somente dentro de garagens.

 

A carga total de explosivos na operação será de 1.200 Kg. O sistema prevê a utilização de 2.512 conjuntos de pneus com areia e 2.240 estacas em tambores para amortecer o impacto da queda da estrutura e triturar o concreto. Todos os postes, fiações e placas de trânsito no trecho deverão ser retirados. Os explosivos serão acionados em cadeia para rompimento dos pilares de sustentação do elevado, sem o levantamento de poeira típico de implosões convencionais. Além disso, serão instalados 215.340 metros quadrados de tela de proteção para impedir o lançamento de fragmentos.

 

A demolição é fundamental ao avanço das obras da Via Expressa, que ligará Aterro do Flamengo a Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói substituindo em definitivo o Elevado da Perimetral no novo sistema de mobilidade urbana da Região Portuária. Essa nova via terá 5.050 metros, três faixas em cada sentido e o maior túnel urbano do país, com 2.570 metros.

 

No dia da implosão, haverá bloqueio de áreas para delimitação do perímetro de segurança e reordenamento do tráfego na região. Ruas da Região Portuária serão bloqueadas a partir das 2h com previsão de liberação às 8h. Apenas um bloqueio será feito na véspera: o Elevado 31 de março sentido Santo Cristo, às 23h. Os ônibus que passam pela região vão seguir os desvios estabelecidos pela CET-Rio.

 

Leia também:

Zona portuária do RJ passa por grande transformação 

Obras de mobilidade urbana do Rio para 2016 não vão atrasar, diz diretor 

No RJ, Elevado da Perimetral vai abaixo até novembro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário