Passageiros do metrô de Teresina enfrentam problemas e riscos

Na locomotiva as paredes estão pichadas e ar condicionado quebrado. Portas do metrô não fecham e isso coloca em risco a vida dos usuários

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de dezembro de 2013

Metrô de Teresina transpotando passageiros com por

Metrô de Teresina transpotando passageiros com portas aberta

créditos: Ellyo Teixeira/G1

 

Os vereadores de Teresina querem saber como está a estrutura do metrô da capital. No início do ano, o governo do estado anunciou mais vagões e novas estações, mas pouca coisa mudou até o momento. E por conta disso, os parlamentares farão uma audiência pública nesta quarta-feira (4) para discutir os problemas deste transporte.

O elevador e a escada rolante da estação do metrô que fica no Shopping da Cidade estão quebrados. Para ter acesso à plataforma de embarque, os usuários precisam subir vários degraus. A dona de casa Antônia Mara reclama da estrutura do local e diz que embarcar no metrô é muito difícil, principalmente para os idosos.

Na locomotiva as paredes estão pichadas e os aparelhos de ar condicionado são mero artigos de decoração já que estão sem funcionar há meses . A equipe de reportagem também flagrou pessoas próximas às porta do metrô que ficam abertas durante o percurso. A medida visa diminuir o calor dentro dos vagões, isso porque o ar- condicionado não funcionam. A estudante Bruna Santos usa o transporte duas vezes por semana e afirma que fica próxima da porta mesmo sabendo do risco porque não aguenta o calor.

 

Outro problema é a falta de acessibilidade, pois há uma distância entre as portas e as plataformas de embarque e isso coloca em risco quem utiliza cadeiras de rodas.

 

Metrô sai dos trilhos em ponte e passageiros são retirados em Teresina (Foto: Thiago Amaral/Piauiimages/Folhapress)
Metrô sai dos trilhos em ponte 

Do lado de fora do metrô há muito lixo na linha férrea, o que pode causar descarrilamento. Este tipo de acidente já aconteceu quatro vezes em Teresina, uma delas em cima de uma ponte deixando os passageiros em pânico.

 

O metrô foi ampliando há dois anos e meio para que atendesse a 30 mil pessoas por dia, no entanto, o público diário do transporte é de apenas oito mil pessoas. Para alguns passageiros, a única vantagem em utilizar o metrô é o preço cobrado pela passagem que é de R$ 0,80.

O vereador Samuel Silveira é um dos autores de uma proposta de audiência pública que cobrará mudanças. " Muito se fala sobre os problemas dos ônibus, mas se esquece da problemática do metrô. É preciso mais investimento porque este transporte pode ser rápido, eficiente e mais barato se comparado com a passagem do ônibus”, disse.

Apesar dos problemas apresentados na reportagem, há placas falando sobre a modernização do serviço e reforma das estações do metrô no ponto final, localizada no bairro Dirceu Arcoverde. Os recursos somam mais de R$ 5 milhões. O que ainda existe são obras de construção de novas estações que estão inacabadas e com pichações.

O diretor da companhia metropolitana de transporte Marcos Silva, disse que o governo está investimento na melhoria das estações e que há verba assegurada para reforma dos trens e compras de novos vagões. Sobre a limpeza da linha férrea, a empresa afirmou que fez um convênio com a prefeitura de Teresina para a execução dos serviços.

 

Leia também:

Teresina: arquitetos vão à Câmara propor soluções de mobilidade urbana

Governo do Piauí propõe três novas linhas metrô para Teresina

Governo do Piauí anuncia nova estação do metrô para agosto 

Passageiros reclamam do tempo de espera em pontos de ônibus de Teresina



 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário