SP: Aluguel de bikes chega a Higienópolis e Santa Cecília

O sistema de aluguel de bicicletas Bike Sampa começou a operar nos bairros de Santa Cecília e Higienópolis no último domingo (8)

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Rafael Balago  |  Postado em: 09 de dezembro de 2013

Estação do Bike Sampa número 150, próxima ao largo

Estação número 150, próxima ao largo de Santa Cecília

créditos: Gabriel Cabral/Folhapress

 

Há estações na rua Frederico Abranches, próximo ao metrô Santa Cecília, nos arredores do shopping Pátio Higienópolis, da praça Charles Miller e do cemitério da Consolação. Na zona oeste, estão em implantação postos de empréstimo ao lado das estações Pinheiros e Faria Lima do metrô.

 

As novas estações serão equipadas com leitores para o Bilhete Único. Entretanto, o uso do cartão segue em testes e ainda não está disponível. Quando o novo método de pagamento estiver instalado, bastará encostar o bilhete no lugar indicado para retirar a bike. Os dados de cada usuário ficarão armazenados nos cartões.

 

Por enquanto, para fazer o empréstimo, é preciso usar um aplicativo de celular ou fazer o pedido por telefone. Há uma taxa de cadastro de R$ 10. A cada utilização, os primeiros 30 minutos são gratuitos. Após esse período, cada meia hora adicional custa R$ 5, debitados na fatura do cartão de crédito.

 

Depois de devolver a bicicleta (que pode ser entregue em qualquer estação), o usuário precisa aguardar 15 minutos para realizar um novo empréstimo gratuito.

 

Rumo à Zona Leste 

Os próximos bairros do centro a receber as bicicletas cor de laranja serão Bom Retiro, República e Santa Ifigênia. O serviço também irá se expandir para o Brás, Mooca, Belém, Belenzinho e Água Rasa, na zona leste. Não há prazo definido para a instalação.

 

No mês de novembro, o Bike Sampa iniciou suas operações na região central. Lugares como a rua Direita, o vale do Anhangabaú e o largo de São Bento já contam com postos de empréstimo em operação.

 

Ao todo, o sistema oferece mais de 1.300 bicicletas divididas em 132 estações instaladas nas zonas oeste, sul e centro. A expectativa é chegar a 300 postos e a todas as regiões de São Paulo até o fim de 2014.

 

Informações sobre o cadastro e a localização das estações estão no site do Bike Sampa.


Leia também:

As bikes, o busão e as catracas 

Projeto vai repensar o desenho urbano em São Paulo 

Paulistano poderá emprestar bicicletas com Bilhete Único 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário