Em São Paulo, corredor de ônibus da Avenida 23 de Maio terá túnel e viadutos

O corredor terá 34 paradas no total com 25,4 km de extensão, que ligará Santana, na zona Norte, ao Grajaú, na zona sul

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Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Caio Lobo  |  Postado em: 23 de dezembro de 2013

O corredor terá 34 paradas no total com 25,4 km de

O corredor terá 34 paradas no total com 25,4 km de extensão

créditos: Divulgação

 

O futuro corredor BRT Norte Sul passará pelas avenidas Tiradentes, 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães, terá uma passagem subterrânea sob a Praça Campo de Bagatelle, em Santana, na zona norte, e três viadutos na região do Parque do Ibirapuera, na zona sul.

 

O corredor terá 34 paradas no total com 25,4 km de extensão, que ligará Santana, na zona Norte, ao Grajaú, na zona sul.

 

O edital para a construção desse corredor foi publicado neste mês e os envelopes serão abertos no próximo dia 9. A expectativa é que as obras comecem em 6 meses e durem 2 anos.

 

Segundo o Estado de São Paulo, informações da SPTrans informa que os viadutos levarão os ônibus da 23 de Maio a outros eixos da região, como as Avenidas Ibirapuera, Pedro Álvares Cabral e Professor Ascendino Reis. Essas estruturas, no entanto, não devem começar a ser construídas na primeira fase da obra.

 

Na porção norte, um túnel sob a Praça Campo de Bagatelle permitirá aos ônibus evitar o trânsito da rotatória, desembocando direto em uma parada de ônibus pouco antes da Ponte das Bandeiras. Ao longo do traçado, esse corredor consumirá trechos do canteiro central de avenidas como a Tiradentes e a 23. Faixas de rolamento para carros também serão suprimidas. Perto do Viaduto Santa Generosa, o número de faixas poderá cair de cinco para três nos pontos onde os ônibus ganharão áreas de ultrapassagem.

 

Sobre a ciclovia que percorrerá o corredor, a SPTrans diz que o projeto ainda não foi concluído mas as que acompanharão outros dois corredores, o da Avenida Celso Garcia, na zona leste, e o que passará pela Avenida dos Bandeirantes, na zona sul, já foram definidos.

 

No caso da Bandeirantes, serão 7,7 km de ciclovias. Esse corredor terá 16 paradas e custará R$ 400 milhões. Já o da Celso Garcia está orçado em R$ 597 milhões, com 26 km e 42 paradas. Ambos começam a ser construídos no primeiro semestre. A conclusão está prevista para o fim de 2016.

 

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