Vamos reinventar a cidade

Webdocumentário traz reflexões sobre o movimento silencioso para a construção de cidades mais humanas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Caroline Pires  |  Postado em: 16 de janeiro de 2014


Conhecer São Paulo a pé, levar as crianças para brincar em balanços no elevado "Minhocão", viajar o mundo de bicicleta, ocupar Wall Street, em Nova York. O que ações como estas têm em comum? O que as pessoas que promovem tais ações querem dizer ao mundo?


Esse movimento mundial, em direção a um novo modelo de cidade é o tema central do webdocumentário Cidade Reinventada da jornalista Gabriela Leite, realizado como Trabalho de Conclusão de Curso da PUC-SP, em 2013. Os vídeos trazem à luz as discussões de pessoas e grupos ativos nesse novo movimento da cidade paulistana, entre eles o MUDA, que reúne arquitetos e mostra que as cidades não são apenas o resultado do trabalho de planejamento urbano, o SampaPé, coletivo que busca na experimentação dos lugares pelos próprios pés um novo sentido para São Paulo, e as atividades da jornalista Natália Garcia, criadora do projeto Cidades para Pessoas, "uma rede de conteúdo e conexões urbanas".

 

O webdocumentário aborda também o movimento de cidadãos paulistanos pela criação do Parque Augusta, na região central da cidade, e as intervenções artísticas urbanas e movimentos de ocupação de espaços ociosos. "Temas como esses dialogam entre si na busca  de construção de uma esfera comum, que valorize a cidade como propriedade de cada um de seus moradores", explica Gabriela Leite.

 

"Para a maioria das pessoas, a cidade e os espaços públicos são apenas lugares de passagem e essas intervenções servem para quebrar essa ideia. É uma tentativa de fazer as pessoas saírem da sua bolha e perceberem a cidade como um organismo vivo, da qual fazem parte - e são vozes ativas", completa Gabriela. De um lado o Coletivo MUDA faz um trabalho de ocupação do centro da cidade, provocando a reflexão sobre novas formas de morar; de outro, o Cidades para Pessoas propõe que se tenha experiências diferentes com a cidade onde se vive, seja andando de bicicleta, a pé, ou simplesmente ocupando um espaço público. Mas, todas essas vozes convergem para um discurso em comum, o da reinvenção da cidade.

 

Segundo Gabriela, o "Cidade Reinventada" propõe que as pessoas enxerguem essa mudança de paradigma que está acontecendo nas grandes metrópoles. As manifestações de junho contribuíram para que os brasileiros começassem a expressar uma nova visão sobre a cidade, mas o importante, no webdocumentário, é o retrato dos coletivos e movimentos que já existiam antes disso.

 

Parque Augusta

Um dos ícones dessa luta por uma cidade mais humana, o Parque Augusta vem sendo defendido por ativistas e moradores do centro da cidade. No final do ano passado, o prefeito Fernando Haddad aprovou a sua criação, já que o espaço vinha sofrendo forte pressões da indústria imobiliária.

O prefeito da gestão anterior, Gilberto Kassab (PSD), havia declarado, em 2008, que a área era de utilidade pública, mas esse decreto venceu em agosto de 2013 e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente alegou que não havia dinheiro para desapropriar a área. Em novembro de 2013 foi divulgada a compra do terreno pelas incorporadoras Setin e Cyrela.

 

Desde então, grupos tomaram conta do '"parque", transformando-o em palco de festas e ocupações, tudo pela luta da preservação da área verde. "Dar voz a quem luta por um espaço como esse há mais de 10 anos é essencial para quem acredita que uma nova cidade é possível", avalia Gabriela Leite.

 

Mobilidade Urbana

Segundo Gabriela, mudar a maneira como nos locomovemos também é algo muito necessário para a criação de cidades mais humanas, por isso a escolha do grupo SampaPé, que oferece uma espécie de guia para quem quer conhecer São Paulo simplesmente caminhando. O grupo defende que as pessoas andem mais a pé, que exercitem mais não só o corpo mas o olhar sobre a cidade.

 

Ampliar a visão da população sobre os meios de mobilidade na cidade é uma ação que pode influenciar que cada vez mais pessoas a usarem o transporte público, e se mais pessoas começarem a usar metrô e ônibus, maior o estímulo para que a prefeitura e os governos melhorem a qualidade desses transportes. Enfim, é uma cadeia de transformações que promovem a qualidade de vida de todos, explica Gabriela.


 

Clique e conheça o Cidade Reinventada

 

Leia também:

Sem bancos em praças e avenidas, paulistanos sentam em canteiros e escadarias 

Em São Paulo, prefeito Fernando Haddad aprova a criação do Parque Augusta 

Blog do SampaPé! no Mobilize Brasil

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário